Hoje, em meu passeio sagrado pelos blogs amigos, achei estes números interessantes (pelo
blog da Tati), que reproduzo abaixo:
Blog dos Blogs
Para entender a blogosfera
04 de Fevereiro de 2009
Número de brasileiros que leem blogs cresce em 2008
O número de brasileiros que acessam blogs cresceu a uma taxa superior a da expansão da internet em 2008, de acordo com dados do Ibope/Netratings. Em dezembro de 2008, 11,6 milhões de pessoas acessaram blogs contra 9,5 milhões de brasileiros de dezembro de 2007, um crescimento de 22,1%.
Neste mesmo período, o número de pessoas que acessam a internet de suas residências cresceu 14,5%, passando de 21,4 milhões de internautas para 24,5 milhões em dezembro de 2008.
O melhor mês para a blogosfera brasileira em 2008, segundo o Ibope/Netratings, foi em novembro, quando 12,4 milhões de pessoas acessaram blogs.
Na ocasião, o número representou 51% da base de internautas que navegam na web de suas casas.
Publicado por Ralphe Manzoni Jr. às 20h03
Interessante isso: metade da população que acessa internet em casa navega por blogs. Isso quer dizer que, cada vez mais, os blogs têm se consolidado como fonte de informação, o que, por sua vez, reflete um fenômeno que já apontávamos como tendência: a informação não vem exclusivamente de centros emissores para as massas, mas sim, das bordas, dando visibilidade para assuntos os mais diversos, temas cotidianos. O internauta passa de mero consumidor de informações para autor, produtor de conteúdos. Claro que muito deste conteúdo também praticamente não é visto (que me apoiem todos os blognorados que escrevem blogs que provavelmente nem suas mães não leem...), mas é um movimento necessário para o exercício da autoria e autonomia na web.
Outro fato interessante é que os blogs hoje passaram a ser uma porta redirecionadora, uma janela para a vista de cada blogueiro, onde ele agrega tudo o que acha interessante (de acordo com seu ponto de vista). Por exemplo, a algum tempo atrás, se eu fizesse uma pesquisa no google sobre algum tema específico, ele me indicaria sites de empresas e organizações. Hoje os blogs ganham representatividade nos resultados destas buscas e, de lá, o internauta tem aberta uma enorme rede de outros blos e demais sites relacionados àquele assunto específico, selecionados pelo blogueiro. É o caminho das pedras!