Mostrando postagens com marcador blogs. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador blogs. Mostrar todas as postagens

terça-feira, dezembro 08, 2009

Gestão na era do blog

A algum tempo, fui entrevistada por uma jornalista, Aline Cornely, e acabei esquecendo de ver no que tinha dado...
Pois bem, hoje, mais ou menos sem querer, encontrei o artigo, Gestão na era do blog, publicado na Revista Escola Pública (11/2008). Apesar de o meu foco nunca ter sido especificamente o blog apropriado por gestores, Aline fez uma leitura dos materiais disponíveis e sacou o que teria de útil para contribuir na discussão. A matéria é um belo percurso entre espaços e falas de pessoas que trabalham com blogs. Ficou interessante...

quinta-feira, abril 09, 2009

Lablogatórios agora é ScienceBlogs!

A antiga rede de blogs sobre ciência - Lablogatórios - faz parte agora do grupo internacional ScienceBlogs.

http://scienceblogs .com.br/

terça-feira, março 17, 2009

Os blogs na comunicação científica

Vale a pena ler o artigo Blogs se afirmam como meio de comunicação científica, que aponta casos de revistas e pesquisadores que utilizam os blogs como forma de promover o diálogo sobre as produções acadêmicas.
Destaco:

Muitos cientistas utilizam blogs de ciência para postar informação sobre seu trabalho e assim obter comentários de outros cientistas e também de pessoas fora do círculo usual de leitores. (...) Muitos cientistas, porém, ainda encaram o blog como uma distração pouco atraente do seu mundo real e acham que tem muito pouco a ganhar comentando seu trabalho com leigos ou especialistas em outras áreas.
Uma evidência de que o blog se afirma progressivamente como meio de comunicação científica é o fato de que alguns periódicos científicos renomados, com alto fator de impacto, adotaram nos seus websites o blog como meio formal para disseminar e promover discussões sobre trabalhos publicados na sua comunidade de leitores.

sexta-feira, março 13, 2009

Resumo da dissertação publicado na Revista Faeeba

Nesta semana foi lançado mais um número da Revista Faeeba:
vol. 17, nº. 30, JUL/DEZ, 2008
Aí foi publicado o resumo da minha dissertação:

RESUMOS DE DISSERTAÇÕES
2 3 3 HALMANN, Adriane Lizbehd. Reflexão entre professores em blogs: aspectos e
possibilidades
. FACED/UFBA, 2006.
Ele pode ser acessado através da revista, clicando no link acima e também passará a fazer parte do gadget a direita. Boa leitura!

domingo, março 01, 2009

Grupo Blogs Educativos: produções e selo

Com muito orgulho faço parte do grupo Blogs Educativos, desde seu comecinho, lá em 2004. Nestes anos o grupo cresceu e gerou muitos frutos, dentre eles a minha dissertação (que vc pode baixar neste link ou no gadget ao lado) e, agora, a revista do grupo, gerada a partir do evento que aconteceu ano passado e onde eu e minha orientadora fizemos uma palestra (Reflexão entre Professores em Blogs: passos para novas educações).

Infelizmente o selo do grupo vem sendo usado indiscriminadamente por uma série de pessoas, que nunca contribuiram em nada para o grupo, como se fosse um meme... Vale a pena ler o alerta que Fátima faz no blog Tecnologias na Educação.





quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Aprender a aprender

Vale a pena ver a postagem Aprendendo a Aprender com as Tic, de José Carlos, que traz um caso em que professores se deparam com a necessidade de aprender a aprender através das tecnologias de informação e comunicação, explorando também características de professores tradicionais (que ele chama de de Professor Web 0.0) contrastando-as com outras características dos professores que constantemente esforçam-se a aprender a aprender.

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

metade da população que acessa internet em casa navega por blogs

Hoje, em meu passeio sagrado pelos blogs amigos, achei estes números interessantes (pelo blog da Tati), que reproduzo abaixo:

Blog

Blog dos Blogs

Para entender a blogosfera

04 de Fevereiro de 2009

Número de brasileiros que leem blogs cresce em 2008

O número de brasileiros que acessam blogs cresceu a uma taxa superior a da expansão da internet em 2008, de acordo com dados do Ibope/Netratings.

Em dezembro de 2008, 11,6 milhões de pessoas acessaram blogs contra 9,5 milhões de brasileiros de dezembro de 2007, um crescimento de 22,1%.

Neste mesmo período, o número de pessoas que acessam a internet de suas residências cresceu 14,5%, passando de 21,4 milhões de internautas para 24,5 milhões em dezembro de 2008.

O melhor mês para a blogosfera brasileira em 2008, segundo o Ibope/Netratings, foi em novembro, quando 12,4 milhões de pessoas acessaram blogs.

Na ocasião, o número representou 51% da base de internautas que navegam na web de suas casas.

Publicado por Ralphe Manzoni Jr. às 20h03
Interessante isso: metade da população que acessa internet em casa navega por blogs. Isso quer dizer que, cada vez mais, os blogs têm se consolidado como fonte de informação, o que, por sua vez, reflete um fenômeno que já apontávamos como tendência: a informação não vem exclusivamente de centros emissores para as massas, mas sim, das bordas, dando visibilidade para assuntos os mais diversos, temas cotidianos. O internauta passa de mero consumidor de informações para autor, produtor de conteúdos. Claro que muito deste conteúdo também praticamente não é visto (que me apoiem todos os blognorados que escrevem blogs que provavelmente nem suas mães não leem...), mas é um movimento necessário para o exercício da autoria e autonomia na web.
Outro fato interessante é que os blogs hoje passaram a ser uma porta redirecionadora, uma janela para a vista de cada blogueiro, onde ele agrega tudo o que acha interessante (de acordo com seu ponto de vista). Por exemplo, a algum tempo atrás, se eu fizesse uma pesquisa no google sobre algum tema específico, ele me indicaria sites de empresas e organizações. Hoje os blogs ganham representatividade nos resultados destas buscas e, de lá, o internauta tem aberta uma enorme rede de outros blos e demais sites relacionados àquele assunto específico, selecionados pelo blogueiro. É o caminho das pedras!

quinta-feira, dezembro 18, 2008

dicas sobre blogs

Coisas interessantes para registro:

PROA17
COSTA, Iris ; GUTIERREZ, Suzana ; SILVA, Mara. Oficina de Blogs na Educação do Curso de Especialização em Informática na Educação - turma A . Porto Alegre: UFRGS, 2007. Disponível em http://proaufrgs.blogspot.com. Acesso em 17 mai 2007.

este é um curso sobre blog, muito bom

EDU20
Wiki criado para ser um repositório, em português, de recursos de web 2.0 que possam ser utilizados em atividades e projetos educacionais

Bloglines
agregador de feeds

terça-feira, novembro 25, 2008

Artigo sobre blogs e ensino de Ciências

Hoje, com muito gosto, descobri um recente artigo de uma colega de faculdade:

Blogs: relacionando o ensino de Ciências naturais com as situações reais da comunidade

Ele foi publicado na revista



em 01 de novembro de 2008.


Para quem quiser saber mais sobre a articulação entre blogs e ensino de Ciências, indico aqui também um artigo que eu publiquei sobre formação de professores:
HALMANN, A. L. . Comunicação e formação em mídias digitais: novas práticas sociais na formação de professores de Ciências. Revista de Estudos da Comunicação, v. 8, p. 165-171, 2007.

terça-feira, setembro 30, 2008

Chega do eu acho e achismos

Temos novamente aqui a Vanessa trazendo contribuições incríveis.
Vale a pena ver o post Chega do eu acho, bem como passear pelo blog todo.

o texto em questão aborda, de forma muito inquietante, a questão das pessoas que se apropriam de algumas tecnologias em formações de professores sem sequer experimentá-las.
Eu complementaria com mais um vírus que vem tomando conta dos discursos sobre algumas TIC: o achismo. Eu concordo que a experiência pessoal é imprescindível para a construção de conceitos, acredito inclusive que só ela possibilita a apropriação e construção de conhecimentos. Mas fazemos isso pautados em que? no vento? Onde ficaram as leituras e as experimentações?

quarta-feira, setembro 17, 2008

Indicação de blogs - aprendendo sobre blogs

Seguindo a linha de professores-blogueiros que ajudam outros professores a criar, manter e incrementar blogs, tenho a sugestão de dois colegas que tem contribuido imensamente neste aspecto. São eles:
Tutoriais pedagógicos do prof. RC. - ali tem um tutorial melhor que o outro, sempre olhando para novos espaços e dando dicas preciosas.
Blogues para professores - é na verdade um curso sobre blogs em contextos educacionais. Vale a pena visitar (e comentar...)

terça-feira, setembro 09, 2008

ferramentas de busca e index que rodam o mundo

Para quem quer fugir um pouco do google, tem essa outra ferramenta de busca:
http://www.answers.com
não entendi direito porque, mas ele apresenta prioritariamente informações em inglês (ao contrário do google qdo estou no Brasil)

Dali tb achei um indexador interessante
http://cat.inist.fr/

e não é que eu me achei lá?!?!?!!?!?!!!