Mostrando postagens com marcador blogs vizinhos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador blogs vizinhos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, novembro 01, 2011

Bogs no ensino superior

Hoje tive uma grata descoberta: uma colega da Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), professora da disciplina Biologia da Conservação, criou um blog para dar visibilidade a problemas ambientais da região. O que é muito legal é que os próprios alunos (co-autores) são os responsáveis pelas postagens, trazendo para a discussão questões que lhes são inquietantes...

Vale a pena acompanhar!

http://biologia-da-conservacao.blogspot.com/

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

professor digital

passo hj por aqui para fazer uma indicação rápida de um blog que eu achei o máximo:

domingo, julho 19, 2009

TCC sobre os cursos do Sebrae no Second Life

Rodrigo Gecelka da Silva vai apresentou seu TCC, no dia 29/06, 16:00, na Ilha do Empreendedor - espaço do SEBRAE no Second Life. Sua monografia é fruto do curso de Especialização em EaD da Universidade Católica de Brasília e se entitula:
Vivências, benefícios e limitações: registro sobre o uso do Second Life em uma experiência educacional.


Rodrigo disponibilizou no seu blog a apresentação que usou e o áudio da apresentação.

terça-feira, março 10, 2009

corpos mutantes - quem somos?

esta foi uma provocação que deixei lá no blog de Sule, quando ela aborda Corpo, arte e tecnologias, e trago para cá para alongar a conversa.

Ela, citando o texto de Edvaldo Couto e Silvana Vilodre Goellner, Bioarte - Estéticas de corpos mutantes, comenta as sensações de angústia e até uma certa repulsa que teve ao ver as "obras de arte" de Orlan. Eu tb tenho dúvidas sobre a beleza da arte de Orlan... mas uma coisa eu tenho certeza: ela consegue mecher com qualquer um!

e eu fico me perguntando: se nosso corpo faz parte de nossa identidade, como esta muda de "cutucarmos" ele? Ou será que nosso corpo é apenas uma barreira física que carregamos junto de tudo o resto que somos? Se não tivéssemos esta "barreira física" conseguiríamos expressarmos melhor quem nós somos? e será que somos uma coisa só???

quarta-feira, março 04, 2009

Blog na prática de ensino

Deixo aqui uma indicação de blog para visita: Aprendizagem em Conexão
Este blog é mantido pela nossa colega Socorro Cabral, que fez do Mestrado em Educação aqui Ufba e participou do GEC neste período. Socorro vem utilizando este blog para registrar a itinerância da disciplina Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Semestre novo, atividade nova denovo: vale a pena ver o encaminhamento para o uso dos blogs no estágio docente orientado.

domingo, março 01, 2009

Formação de professores: deve ser permanente, mas o que DEVE fazer parte da formação inicial?

Hoje, lendo uma postagem (Aprender a aprender) do Robson no Caldeirão de Idéias, lembrei de um ponto de uma prova que fiz a algum tempo, que versava sobre Formação de Professores de Ciências.

Achei a charge muito pertinente com a discussão sobre a formação de professores: vivemos em uma sociedade onde O "pacote" institucionalizado pelas Universidades como a Formação Inicial dos professores, não dá conta de todas as necessidades formativas que este sujeito encontrará em sua prática pedagógica. Provavelmente NENHUM "PACOTE" dará conta disso. Então ressurge uma questão antiga: se ela (por si só) não é suficiente, por que é necessária? ou melhor, qual a função da formação inicial para os professores? ou ainda, desmembrando esta questão, o que deve ser contemplado nesta formação inicial?
Um olhar um pouco desatento diria: sem dúvida, hoje o importante é aprender a aprender, pois esta competência dará autonomia para o sujeito tomar decisões fundamentadas em sua prática.
Hoje eu já mudaria a resposta: sem dúvida, uma das coisas que o professor deve sempre ter em mente é que nenhum pacote pronto de informações lhe dará subsídios suficientes para enfrentar fundamentadamente todas as situações de sua prática, sendo necessário que o professor seja investigador, reflexivo e que saiba "aprender a aprender" (o que, por si só, não é nada fácil, veja na postagem do Caldeirão de Idéias). Mas mesmo assim, continuamos com o "pacote" da formação inicial e, pelo que eu acredito, esta deveria dar os subsídios para os primeiros passos na prática pedagógica. Mas quais subsídios são estes quando está cada vez mais incerto o terreno onde o professor dará seus passos?
Esta é uma questão que merece maior discussão (assim como muitos tem feito). E você, o que pensa sobre isso?

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Aprender a aprender

Vale a pena ver a postagem Aprendendo a Aprender com as Tic, de José Carlos, que traz um caso em que professores se deparam com a necessidade de aprender a aprender através das tecnologias de informação e comunicação, explorando também características de professores tradicionais (que ele chama de de Professor Web 0.0) contrastando-as com outras características dos professores que constantemente esforçam-se a aprender a aprender.

terça-feira, setembro 30, 2008

Chega do eu acho e achismos

Temos novamente aqui a Vanessa trazendo contribuições incríveis.
Vale a pena ver o post Chega do eu acho, bem como passear pelo blog todo.

o texto em questão aborda, de forma muito inquietante, a questão das pessoas que se apropriam de algumas tecnologias em formações de professores sem sequer experimentá-las.
Eu complementaria com mais um vírus que vem tomando conta dos discursos sobre algumas TIC: o achismo. Eu concordo que a experiência pessoal é imprescindível para a construção de conceitos, acredito inclusive que só ela possibilita a apropriação e construção de conhecimentos. Mas fazemos isso pautados em que? no vento? Onde ficaram as leituras e as experimentações?

quinta-feira, setembro 11, 2008