Mostrando postagens com marcador evento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador evento. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, dezembro 01, 2010

ética em pesquisa é tema de evento

divulgando

Mini Curso "Ética em Pesquisa Humanas e Saúde"


http://www.fapesb.ba.gov.br/?event=30



Tópicos
Ética e Pesquisa; As pesquisas da área das Ciências Sociais no Campo da Saúde; A Resolução 196/96 - pequeno histórico e análise do texto; As dificuldades de aprovação de alguns tipos de pesquisa (qualitativas e com populações consideradas vulneráveis); Os cuidados com a redação do Termo de Consentimento.

Profa Dra Maria Helena Villas Boas Concone - PUC-SP
Dias 06 e 07 de dezembro de 2010.08.00 – 12h 14h-18h
Auditório do CRH, Campus São Lázaro UFBA
Inscrições Gratuitas no Local
Informações Tel. 71 3283.6446
Realização PPG Ciências Sociais UFBA
Apoio CRH SESAB Editora UFBA

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

divulguando - VI Seminário Jogos eletrônicos: narrativas, aprendizagem e desenvolvimento – construindo novas trilhas

aproveito a deixa para divulgar:

VI Seminário

Jogos eletrônicos: narrativas, aprendizagem e desenvolvimento – construindo novas trilhas

Período: 06 e 07/05/10

Local: UNEB - Salvador


Cronograma

Data máxima para encaminhamento dos Trabalhos: 15/03/10.

Notificação de aceitação: A partir de 16/04/10


sábado, julho 11, 2009

mini-curso sobre o Second Life

(divulgando)
Vejam a atividade que acontecerá no VI Congresso Internacional de Educação:

Este mini-curso será totalmente a distancia no Second Life e tem como objetivo, mostrar os principais recursos do software, permitindo que todos que se inscreveram nesta modalidade e vão participar do congresso a distância (conhecedores ou não deste tipo de tecnologia), possam participar com facilidade do evento.

___________________________________________


Datas e horários disponíveis:

09/08/2009 - das 18:00 as 20:00
11/08/2009 - das 14:00 as 16:00
13/08/2009 - das 16:00 as 18:00


O mini-curso será o mesmo nos 3 dias, podendo o congressista participar todas as vezes ou em uma somente. Na primeira hora, o curso trabalhará os conhecimentos básicos . Em seguida, na segunda hora, será o tempo que os congressistas, que possuem trabalhos a apresentar, terão de conhecer as formas de apresentação de trabalhos. Em anexo a este mail, é possível fazer o download de um tutorial com todas as informações básicas do que é necessário e como fazer para utilizar o Second Life.

___________________________________________

Local : Ilha Unisinos

Endereço no Second Life : http://slurl.com/secondlife/Ilha%20UNISINOS/123/137/27

___________________________________________

Independente destes horários, dúvidas poderão ser tiradas através do e-mail vi.cie.unisinos@gmail.com, ou ainda na própria ilha. Durante o congresso, uma equipe estará disponível para resolver quaisquer problemas técnicos que possam surgir. Mas lembrem-se, tirem as suas dúvidas antes, no tempo que está disponível, para evitar dificuldades que possam surgir durante do evento.

sexta-feira, março 06, 2009

SLACTIONS 2009 também prorroga prazo para trabalhos

se você perdeu o prazo para enviar trabalho para o SLACTIONS 2009 , aproveite que o prazo foi prorrogado. A Unisinos e a PUC/SP já confirmaram presença!

SLACTIONS 2009 - call for papers

Seminário Criatividade e Inovação na Escola - Contributo das TIC

divulgando: vai ser transmitido pela web e já tem material das conferências no moodle deles:

Seminário Criatividade e Inovação na Escola - Contributo das TIC

7 de Março de 2009

Auditório da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

da Universidade de Lisboa

Programa

09.30

Recepção

10.00

Sessão de abertura

António Bob Santos, em representação do Coordenador Nacional do Ano Europeu da Criatividade e Inovação e do Plano Tecnológico

Teresa Evaristo, Subdirectora-geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular

Maria João Conde, Presidente da Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade

10.30

Creative Learning and New Technology

Avril Loveless, University of Brighton, School of Education, Education Research Centre

11.30

Intervalo

11.45

Experiências criativas de introdução das TIC em contexto escolar

Apresentações “digital post” de professores dos Ensinos Básico e Secundário

12.45

Almoço

14.00

E como pensam e avaliam os professores a criatividade?

Fátima Morais, Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia

Ivete Azevedo, Escola Secundária de Rio Tinto

15.00

Experiências criativas de introdução das TIC em contexto escolar

Apresentações “digital post” de professores dos Ensinos Básico e Secundário

16.00

Sessão de encerramento

Luisa Ucha, Directora de Serviços de Desenvolvimento Curricular / Coordenadora do Projecto Escola-Móvel

José Victor Pedroso, Coordenador da Equipa RTE/PTE - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular

João Conde, Coordenador da Comunidade e-Create - Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade

Paulo Fallen, Vice-Presidente da Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade







Vídeo Difusão

O seminário vai ser transmitido, via Internet, por vídeo difusão no seguinte endereço:

http://videodifusao.crie.min-edu.pt

Se não pode estar presente, assista ao seminário por esta via.

segunda-feira, março 02, 2009

SBC e Anped tem inscrições prorrogadas

Dois eventos importantes da área aumentaram o tempo para envio de trabalhos:
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação/WIE - XV Workshop Sobre Informática na Escola - submissão de trabalhos até 31/03/2009
ANPED - Congresso da Associação Nacional Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - submissão de trabalhos até 18 de março

Além destes, também temos o EPENN (Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste – Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social)

terça-feira, janeiro 20, 2009

Education Support Faire in Second Life - programação

Education Support Faire in Second Life
Agora temos sua programação!
Serão 6 dias de muita participação, interação, experimentação e trocas intensas!

sábado, janeiro 10, 2009

Education Support Faire!

Janeiro é mes quente no Second Life: Education Support Faire!

Segundo o blog oficial, depois de notarem a expansão das atividades acadêmicas no second life, utilizando diversos recursos e estratégias, resolveram criar este evento para auxiliar os que estão com dúvidas e promover o encontro entre os interessados nesta área.

O evento acontecerá de 25 a 30 de janeiro, no Supporte /151/152/36.

Nos encontramos lá!

sexta-feira, janeiro 09, 2009

XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação/Workshop de Informática na Escola

divulgando aos amigos interessados:



O XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) será realizado na cidade de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, de 21 a 24 de julho de 2009.


O Workshop de Informática na Escola (WIE), em sua décima quinta edição, é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação, como um dos eventos do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação, tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais de aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Escolas.

O tema do XV WIE é Educação na Era da Internet - Contribuições das Redes Sociais para a promoção da Aprendizagem. Busca-se que os trabalhos a serem submetidos, relacionem-se em algum grau com o uso das TICs na escola, e abordem perspectivas inovadoras do ponto de vista educacional e ou tecnológico.

Trabalhos

Toda e qualquer proposta para o WIE 2009 deverá ser submetida apenas em formato eletrônico, por meio do sistema JEMS, através do seguinte endereço eletrônico: https://submissoes.sbc.org.br/wie2009.

Datas Importantes

  • 31/03/2009 - Data limite para submissão de trabalhos
  • 02/05/2009 - Notificação de aceitação de trabalhos
  • 18/05/2009 - Data limite para envio das versões finais

segunda-feira, setembro 22, 2008

Web currículo no second life: palestra de Marco Silva

Hoje e amanhã acontece o I SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO – Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Você pode conferir mais detalhes na página do evento e no blog.
Hoje eu só consegui participar de uma das palestras, mas foi em grande estilo: Currículo e docência online, com Marco Silva (UES, UERJ). Eu e uma galerinha já conhecida participamos de dentro do Second Life, na ilha Ricesu.



É interessante que sempre que esse tipo de situação acontece (várias pessoas que se encontram no sl p ver uma palestra q acontece presencialemente), vemos algumas coisas interessantes:
- se estabelece um universo paralelo ao presencial, pois enquanto víamos a palestra, todos os presentes no sl comentavam sobre aspectos que interessavam e teciam uma rede que, por horas era paralela e por outras se entrelaçava com a palestra presencial. Imagine se faríamos isso se estivéssemos dentro do auditório! Nota-se que ali cada um comenta livremente o que acha interessante, outros apresentam outros links, enriquecem com outros aspectos, questiona, critica... Isso acaba fazendo com que estas pessoas se aproximem pelos interesses comuns (todos os que estavam ali se interessavam por web currículo), expandindo suas redes sociais.

note que em certa hora discitíamos até com o palestrante! Marco é esse que está perto do centro (a esquerda), teclando, de camisa cinza.


acompanhávamos o vídeo pela transmissão do evento e ouvíamos o audio (q era até melhor q da própria transmissao em vídeo), além de conversar com os outros. eu estava o tempo todo com as duas janelinhas abertas



- no final do evento nós acabamos aparecendo no telão do evento. Pena, fiz uma captura de tela mas não funcionou. Mas foi muito interessante: nos foi dada uma oportunidade privilegiada de, depois de nossas discussões internas, perguntar ou comentar com os palestrantes ou mesmo com os outros participantes que estavam no auditório do evento.
O palestrante tb tirou foto de todos que estavam no second life e colocou no blog do evento. Na verdade no momento da palestra quem estava conosco era o avatar de Marco, "pilotado" por outra pessoa, que recebia quem chegava e instigava as discussões que emergiam. Muitos se deram conta disso só algum tempo depois. Nessas condições, interagíamos com Marco?


Porém, disso tudo que vivenciamos hoje, o que mais me chamou a atenção foi um pedacinho da conversa que eu extraí e apresento abaixo:

[13:55] marconi Sorbet: acho que estamos usando o espaço do tuca arena de um modo muito interessante
[13:55] marconi Sorbet: é uma verdadeira arena agora pela primeira vez
[13:55] marconi Sorbet: ou pelo menos como não se via desde a grécia antiga
[13:55] Grace Sigal: é mesmo
[13:56] You: como esse espaço era usado das outras vezes?
[13:56] Violet Ladybird: hehehehe
[13:56] You have offered friendship to Grace Sigal
[13:56] marconi Sorbet: normalmente o ator fica no centro do palco
[13:56] Grace Sigal is Online
[13:56] marconi Sorbet: e o público não interfere
[13:56] You: fazendo exatemente o que marco está criticando hehe
[13:56] marconi Sorbet: isso mesmo
[13:56] Grace Sigal: hahahahah
[13:56] You: alunos sentados escutando até na segunda vida
[13:56] Violet Ladybird: hehehehe
[13:56] You: se na primeira já nao fosse chato o suficiente...
[13:56] Genesis Waydelich: fantastico
[13:57] Grace Sigal: eh mesmo
[13:57] You: chatice 3D
[13:57] Grace Sigal: mas esse eh um espaço para interacao, nao é mesmo?
[13:57] marconi Sorbet: o mundo plástico é aquele em que estamos
[13:57] marconi Sorbet: em que o aluno manipula a mensagem
[13:57] You: acho q a questao nao é nem ser chato ou nao, mas anular as potencialidades do espaço
[13:58] zappas Romano: obrigado
[13:58] Violet Ladybird: Infeliamente esse'ainda é o modelod das nossas palestras


No momento Marco Silva falava que de nada adianta usarmos os espaços web e as tecnologias apenas como uma interface...
Foi então que eu notei que a minha angústia (será o sl só mais do mesmo?) não é apenas uma preocupação minha, mas é uma extensão de todas as nossas preocupações com a educação online como um todo: o que viemos fazendo com nossos espaços de educação online? qual é a função da figura do professor? como deve ser desempenhado o papel da instituição de ensino? através de quais espaços (ou a gestão dos espaços) e através de qual currículo?
É a partir deste momento que minha angústia deseperada começa a ganhar alentos de inquietação para a pesquisa!