Mostrando postagens com marcador pesquisa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador pesquisa. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, dezembro 01, 2010

ética em pesquisa é tema de evento

divulgando

Mini Curso "Ética em Pesquisa Humanas e Saúde"


http://www.fapesb.ba.gov.br/?event=30



Tópicos
Ética e Pesquisa; As pesquisas da área das Ciências Sociais no Campo da Saúde; A Resolução 196/96 - pequeno histórico e análise do texto; As dificuldades de aprovação de alguns tipos de pesquisa (qualitativas e com populações consideradas vulneráveis); Os cuidados com a redação do Termo de Consentimento.

Profa Dra Maria Helena Villas Boas Concone - PUC-SP
Dias 06 e 07 de dezembro de 2010.08.00 – 12h 14h-18h
Auditório do CRH, Campus São Lázaro UFBA
Inscrições Gratuitas no Local
Informações Tel. 71 3283.6446
Realização PPG Ciências Sociais UFBA
Apoio CRH SESAB Editora UFBA

domingo, julho 19, 2009

TCC sobre os cursos do Sebrae no Second Life

Rodrigo Gecelka da Silva vai apresentou seu TCC, no dia 29/06, 16:00, na Ilha do Empreendedor - espaço do SEBRAE no Second Life. Sua monografia é fruto do curso de Especialização em EaD da Universidade Católica de Brasília e se entitula:
Vivências, benefícios e limitações: registro sobre o uso do Second Life em uma experiência educacional.


Rodrigo disponibilizou no seu blog a apresentação que usou e o áudio da apresentação.

quinta-feira, julho 16, 2009

“ Construindo a ciência: elaboração crítica de projetos de pesquisa”


Muito interessante a proposta do livro “ Construindo a ciência: elaboração crítica de projetos de pesquisa”, organizado pelos professores Joseli Maria Silva (geógrafa), Edson Armando Silva (historiador), Ivan Jairo Junckes(cientista social). A obra, licenciada em Creative Commons, apresenta de forma muito leve os principais elementos que constituem a construção de projetos de investigação para construção científica. Os autores partem de dúvidas e problemas frequentes na construção de projetos, entre alunos que cursam as disciplinas de Metodologia Científica. Para tanto, abordam elementos epistemológicos da construção científica e etapas da elaboração de um projeto de pesquisa.

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Etnografia digital - Parte II

Só tenho a agradecer a Sú, que deu a dica do livro de Christine Hine, Etnografia Virtual*

achei um pedacinho do começo do livro (cap1) aqui

O blog Etnografia no virtual apresenta uma pequena análise de uma palestra (III CONGRESO ONLINE DEL OBSERVATORIO PARA LA CIBERSOCIEDAD , 2006/2007 ) [tem outras palestras muito interessantes tb] proferida por Hine autora, de onde pode se destacar a questão que já me inquietava desde a elaboração do projeto de doutorado:
Há algum elemento distintivo na etnografia virtual? Ou a etnografa virtual é unicamente a mesma etnografia clássica com um novo objeto de estudo: Internet.

o evento foi organizado pelo grupo de trabalho do OCS ‘Etnografias do digital’/EtnoVirtual, onde encontrei uma gama enooooorme de bons textos sobre o assunto

No blog Netnografando também encontrei referências interessantíssimas, como:
WILLIAMS, Matthew. Avatar watching: participant observation in graphical online environments. Qualitative Research, v.7, n. 1, p. 5-24, 2007.
e
“A netnografia é a abertura das portas do tradicional método etnográfico para o estudo de comunidades virtuais e da cibercultura. Originado no campo da Antropologia, o método etnográfico “consiste na inserção do pesquisador no ambiente, no dia-a-dia do grupo investigado” (VERGARA, 2005, p. 73, 195). [ VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005. ]

de quebra, encontrei um estudo etnográfico no SL, apresentado no Conbrace 2007 (Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte):
Second Life: o lazer em um ambiente de sociabilidade na internet, de Rogério Santos Pereira





* HINE, Christine. Virtual Ethnography Londres: Sage Publications, 2000.
Sinope:

La autora propone una nueva etnografía de Internet basada en el estudio de hechos mediáticos concretos, donde la Red juega un papel, por un lado, de instancia de conformación cultural, y por otro, de artefacto cultural construido sobre la comprensión y expectativas de los internautas. Asimismo, analiza las nociones, exageraciones, mitos, significados e implicaciones de la “vida en la Red” demostrando que ésta no trasciende las nociones tradicionales de espacio y tiempo, sino que, mediante la barrera del offline / online, genera múltiples órdenes en ambos campos. Finalmente, refuta el argumento postmodernista de que Internet es un lugar donde, inherentemente, no tienen cabida ni la identidad ni la autenticidad.
Reseha um pouco mais detalhada aqui

segunda-feira, setembro 22, 2008

Web currículo no second life: palestra de Marco Silva

Hoje e amanhã acontece o I SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO – Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Você pode conferir mais detalhes na página do evento e no blog.
Hoje eu só consegui participar de uma das palestras, mas foi em grande estilo: Currículo e docência online, com Marco Silva (UES, UERJ). Eu e uma galerinha já conhecida participamos de dentro do Second Life, na ilha Ricesu.



É interessante que sempre que esse tipo de situação acontece (várias pessoas que se encontram no sl p ver uma palestra q acontece presencialemente), vemos algumas coisas interessantes:
- se estabelece um universo paralelo ao presencial, pois enquanto víamos a palestra, todos os presentes no sl comentavam sobre aspectos que interessavam e teciam uma rede que, por horas era paralela e por outras se entrelaçava com a palestra presencial. Imagine se faríamos isso se estivéssemos dentro do auditório! Nota-se que ali cada um comenta livremente o que acha interessante, outros apresentam outros links, enriquecem com outros aspectos, questiona, critica... Isso acaba fazendo com que estas pessoas se aproximem pelos interesses comuns (todos os que estavam ali se interessavam por web currículo), expandindo suas redes sociais.

note que em certa hora discitíamos até com o palestrante! Marco é esse que está perto do centro (a esquerda), teclando, de camisa cinza.


acompanhávamos o vídeo pela transmissão do evento e ouvíamos o audio (q era até melhor q da própria transmissao em vídeo), além de conversar com os outros. eu estava o tempo todo com as duas janelinhas abertas



- no final do evento nós acabamos aparecendo no telão do evento. Pena, fiz uma captura de tela mas não funcionou. Mas foi muito interessante: nos foi dada uma oportunidade privilegiada de, depois de nossas discussões internas, perguntar ou comentar com os palestrantes ou mesmo com os outros participantes que estavam no auditório do evento.
O palestrante tb tirou foto de todos que estavam no second life e colocou no blog do evento. Na verdade no momento da palestra quem estava conosco era o avatar de Marco, "pilotado" por outra pessoa, que recebia quem chegava e instigava as discussões que emergiam. Muitos se deram conta disso só algum tempo depois. Nessas condições, interagíamos com Marco?


Porém, disso tudo que vivenciamos hoje, o que mais me chamou a atenção foi um pedacinho da conversa que eu extraí e apresento abaixo:

[13:55] marconi Sorbet: acho que estamos usando o espaço do tuca arena de um modo muito interessante
[13:55] marconi Sorbet: é uma verdadeira arena agora pela primeira vez
[13:55] marconi Sorbet: ou pelo menos como não se via desde a grécia antiga
[13:55] Grace Sigal: é mesmo
[13:56] You: como esse espaço era usado das outras vezes?
[13:56] Violet Ladybird: hehehehe
[13:56] You have offered friendship to Grace Sigal
[13:56] marconi Sorbet: normalmente o ator fica no centro do palco
[13:56] Grace Sigal is Online
[13:56] marconi Sorbet: e o público não interfere
[13:56] You: fazendo exatemente o que marco está criticando hehe
[13:56] marconi Sorbet: isso mesmo
[13:56] Grace Sigal: hahahahah
[13:56] You: alunos sentados escutando até na segunda vida
[13:56] Violet Ladybird: hehehehe
[13:56] You: se na primeira já nao fosse chato o suficiente...
[13:56] Genesis Waydelich: fantastico
[13:57] Grace Sigal: eh mesmo
[13:57] You: chatice 3D
[13:57] Grace Sigal: mas esse eh um espaço para interacao, nao é mesmo?
[13:57] marconi Sorbet: o mundo plástico é aquele em que estamos
[13:57] marconi Sorbet: em que o aluno manipula a mensagem
[13:57] You: acho q a questao nao é nem ser chato ou nao, mas anular as potencialidades do espaço
[13:58] zappas Romano: obrigado
[13:58] Violet Ladybird: Infeliamente esse'ainda é o modelod das nossas palestras


No momento Marco Silva falava que de nada adianta usarmos os espaços web e as tecnologias apenas como uma interface...
Foi então que eu notei que a minha angústia (será o sl só mais do mesmo?) não é apenas uma preocupação minha, mas é uma extensão de todas as nossas preocupações com a educação online como um todo: o que viemos fazendo com nossos espaços de educação online? qual é a função da figura do professor? como deve ser desempenhado o papel da instituição de ensino? através de quais espaços (ou a gestão dos espaços) e através de qual currículo?
É a partir deste momento que minha angústia deseperada começa a ganhar alentos de inquietação para a pesquisa!