Mostrando postagens com marcador política. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador política. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, março 28, 2012

Política, Cultura e Tecnologias

Olá

Hoje fui provocada por uma ex-aluna, que pretendia escrever algo sobre a articulação entre Política, Cultura e Tecnologias, mas que encontrava alguma dificuldade em amarrar os temas com a cultura.... E me relatou algumas coisas que temos visto ultimamente: textos que abordam as TIC como algo que interfere na cultura dos povos, em suas identidades, de modo negativo. No relato dela "Falam que a cultura dos países desenvolvidos terminam por adentrar a cultura de diversos povos, interferindo em suas identidades."

Tentei, rapidamente, escrever algumas linhas sobre o assunto, mas seria interessante ter a opinião de outros.

De maneira geral, eu defendo que a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade é idissociável, sendo parte da cultura e, como tal, deve ser considerada perante as políticas públicas. Ou seja, não podemos pensar tecnologia apenas como uma disciplina de informática que entra na escola, mas como parte integrante do desenvolvimento científico-tecnológico. Da mesma forma, a tecnologia não é algo que vem de fora para dentro da escola, como se a escola tivesse que correr atrás de um tempo perdido em que ela esteve à margem da sociedade, porque a escola é parte da sociedade e contribui para que ela tenha a conformação contemporânea (a escola contribui, seja por sua ação ou por sua omissão). E nisto entra a cultura, não como algo estático e a ser mantido intocável, mas como um movimento fluido, em constante transformação, onde as TIC entram como um dos elementos que vão transformando as culturas - assim como as culturas vão dando novas caras às tecnologias! Afinal, o que determina a identidade de um povo se não seus hábitos e costumes - com conformação histórica, claro - no momento contemporâneo?

E você, o que pensa?

terça-feira, julho 21, 2009

você tem livre expressão no seu blog?

Impressionante!
Eu sou uma ferrenha incentivadora para que as pessoas usem o blog, manifestem-se, analisem criticamente os fatos do dia-a-dia. Enquanto isso, outros querem mais é que as pessoas se calem e aceitem passivamente as falcatruas do poder público.

Vejam o que aconteceu com o Blog do Cássio. Cássio Augusto é um jovem que comentava coisas da vida e do mundo, com poesias, críticas políticas, futebol, aspectos de outros países, obras de Brecht... comentava, inclusive, sobre o que a aministração pública de Londrina, cidade onde mora, faz, e, claro, expressando sua opinião sobre isso. Parece fantástico não?!??
Pois a administração pública do local não gostou da idéia. Registraram um boletim de ocorrência contra o rapaz, atestando calúnia. Teve então uma "audiência conciliatória", quando propuseram algumas alternativas ao rapaz (como se a constituição não nos desse o direito de expressar nossas opiniões...). Dentre as alternativas sugeriram que ele descontinuasse seu blog e, não aceitando este disparate, agora ele deveria submeter seus posts a "aprovação" ou não do Secretário Municipal, o tal gestor que moveu a ação, e que este poderia ter "direito de resposta" (será que ele não viu que os posts tem comentários??)

E o que mais me impressionou foi que nos comentários de apoio, vários outros blogueiros relataram ser alvo de censura política!

Lamentável, eu achava que já tínhamos superado isso...