quarta-feira, julho 27, 2005

ciência e tecnologia: articulação possível na escola?

como vc acha q as tecnologias se articulam com o ensino de ciências?
nas áreas duras ciência e tecnologia são intrínsecas, mas na escola a tecnologia serve só de ilustração de um ensino que parece contação de história...
é q eu estava pensando em o q uma aluna me disse outro dia: eu pedi q eles fizessem um planejamento de aula de sua disciplina articulando o conteúdo com tecnologias... essa aluna, de matemática, teve uma dificuldade danada: ela queria ensinar trigonometria e só encontrou tecnologias que fossem "ilustrativas", nada que construísse realmente algo novo, algo q fizesse diferença...
mesmo com ou sem computadores na escola, acho q vai mais da concepção q os professores trazem
fico pensando, não tem como fazer ciência sem tecnologia, mas na escola isso parece tão distante...
Comentei isto com um amigo e ele disse:
"tem que fuçar, procurar, ousar, compartilhar, mudar... querem de mão beijada, mas nao eh assim q funciona, neh?"

acho até q nem querem de mão beijada, muitos até tem vontade de mudar(apesar de todas as dificuldades cotidianas), mas não sabem p onde ir, não tem nada q mostre algum caminho (q tb não é único..), muitos nem imaginam q a tecnologia pode servir para outra coisa q senão ilustrar....
até o laboratório de ciências serve só p "comprovar" a teoria "dada" em sala de aula, e não como espaço de experimentação...

Nenhum comentário: