sexta-feira, março 24, 2006

Processos identitários em blogs

Os blogs apresentam uma particularidade muito interessante: a identidade, nestes casos, é constrída de uma maneira muito singular. É um processo que vai além do "dizer o nome": a identidade vai se construíndo no profile e nas inúmeras informações que vão sendo disponibilizadas post após post, assim como que se o professor fosse tomando intimidade com a ferramenta e com os "olhares" e intervenções de outras pessoas em seu blog. Também é um processo coletivo, pois sua identidade vai se formando também nos comentários aos blogs alheios, onde passa por uma avaliação: se o comentário for pertinente, vai ganhar um novo "olhador" e "comentador" de seu trabalho... Muitas vezes não só de seu trabalho: para muitos, o sujeito docente não está apartado do resto do mundo, assim, para alguns, a atividade docente aparece intercalada por “flashs” da vida cotidiana. O sentimento de pertença também se faz presente, é o "seu" blog, mas quem mesmo é esse "eu"? Nem sempre essa construção é exatamente intencional, às vezes, inclusive, forma-se uma identidade que não agrada ao blogueiro, o que já fez vários abandonarem um blog e criarem um novo com uma cara nova, para poderem se mostrar de uma maneira diferente da construída anteriormente. A forma como se mostram, contudo, às vezes é barrada por características do espaço: por ser um espaço público, onde os alunos e superiores podem olhar e participar, nem tudo se faz presente. Ou o que é mostado é o que, para o autor/blogueiro, pode ser mostrado ou é conveniente mostrar. O mostrar também depende de uma familiaridade com a ferramenta para saber qual a melhor maneira de mostrar o que se quer mostrar, uma otimização do espaço. O espaço? Cada blogueiro tem sua nação, seu entorno, seu contexto, seu cotidiano, luta por interesses locais e dá visibilidade para eles, mas é atuante em uma terra com outras fronteiras: é a blogosfera!

Um comentário:

Luis Capucho disse...

Se são professores têm uma responsabilidade acrescida na educação intelectual e fisica (na alimentação) da geração seguinte, então visitem-me e os comemtários que fizerem que tenham nexo.