domingo, agosto 31, 2008

Revisitando blogs

Muitos falam de blogs, mas o que é isso? A palavra blog, na verdade, é uma simplificação de Weblog, que é a junção de Web (rede, teia) com Log (registro). A palavra blog pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feita no meio on line. Porém, ela geralmente é utilizada para um tipo específico de páginas, feitas em provedores ou hospedeiros como o Blogger, Wordpress, Livejournal, entre outros, que facilitam muito a publicação de qualquer informação. Os usuários que mantêm blogs são chamados de "blogueiros" e, quando se juntam vários blogueiros em uma comunidade virtual, dizemos que está formada um blogosfera.Nosso objetivo aqui é trazer subsídios para que você se torne um blogueiro e participante da blogosfera mundial!
Focaremos principalmente nos blogs voltados para a educação. Não que eles sejam os únicos (de forma alguma!), mas é um campo muito rico e de nosso interesse no momento. Se você está se perguntando por que você, professor(a), criaria um blog, é interessante que leia o texto Sete motivos para um professor criar um blog, de Betina von Staa.

Encontramos os mais diferentes tipos de blogs, com os mais variados objetivos:
- Visibilidade de ações
- Atividades com alunos
- Incentivo a leitura e escrita
- Reflexões pessoais ou da atividade pedagógica
- Diário de bordo, relatos
- Intercâmbio de idéias, produções coletivas
- Memória pública ou coletiva, portflólio, painel sócio-histórico
- Narrativas
- Repositório
- Blog coletivo (escola, turma...)
- Comunidades de blogs
Para ver estes exemplos, você vai vivenciar um dos princípios da cibercultura: a inteconexão. A maioria dos blogs se liga a tantos outros blogs através de links. Alguns até se agregam em comunidades como é o caso da Internet e Web na Educação (Blogs Educativos), ou do Lablogatórios. Vamos navegar?

__
Agora que você já viu alguns blogs, vamos colocar a mão na massa e fazer o seu?
Pense em aspectos como o que identifica ou diferencia seu blog? o que você pretende fazer nele? sobre quais assuntos/temas você pretende abordar? você está sozinha ou com outras colegas?

se você ainda quer saber mais, procure outras fontes, busque outras referências
uma sugestão é olhar o material da oficina de blog disponibilizado pela professora Sintian Schmidt.

sexta-feira, agosto 29, 2008

SloodleMoot

www.sloodle.org

Got a question about the SloodleMoot? Don't hesitate to IM Giannina Rossini or Christopher Flow

pena q já foi... mas fica a referência

quarta-feira, agosto 27, 2008

Revista Meio Digital - twitter

O twitter vem se destacando nas formas contemporâneas de comunicação.
Depois de participar do curso "Tendencias em comunicación móvil y móbile web 2.0: de usos lúdicos a usos empresariales", com Hugo Prado, autor do livro Planeta Web 2.0. Inteligencia colectiva o medios fast food, onde o assunto foi tb abordado, agora me deparo com a revista Meio Digital, cuja reportagem de capa aborda o twitter.

Twitter é uma rede social e servidor para microbloggin que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, IM, e-mail, site oficial ou programa especializado.

Tem tb o Twitter Brasil, um blog em português com tudo o que há de novo da coisa, uma ótima referência para quem quer conhecer melhor a ferramenta e suas potencialidades.

Um exemplo é o twitter de Nelson Pretto.

Agora sobre a revista Meio Digital: primeiro eu fi a edição impressa e gostei muito do conteúdo. Depois eu acessei digital e fiquei impressionada: é realmente atraente. Pena que chega uma hora q vc quer copiar um trechinho e não pode, quer comentar alguma coisa e não pode, quer saber a opinião de outros leitores e não pode...
Lá na página 11 (o troço tem q ir de pg em pg) vem anunciando o tema da próxima edição: O formato introduzido pelo Twitts, de mensagens curtas de texto alterando o destino e as atividades dos usuários, irá se transformar em um aplicativo tão usual em nossas vidas como o e-mail?

minha opinião: vai, tanto quanto outros espaços da web2 (que nem todos usam). Essa idéia inova no sentido de que, em tempos de fluxos muito rápidos, é coerente ter um espaço para publicar pequenas frases, dicas, lembretes... mais legal ainda é poder receber isso (de vc, amigos...) em seu celular em uma alternativa muito mais barata do que os tradicionais sms, daí "alterando os destinos e as atividades dos usuários"
o que você acha?

Bibliografia de Cibercultura

Bibliografia de Cibercultura ( http://bibliografia decibercultura. blogspot. com/
é o novo blog de Alex Primo.

Ali ele traz algumas listas muito interessantes sobre temas da cibercultura, como
Cibercultura (geral)
Hipertexto
Redes sociais online
Web 2.0
Inteligência Coletiva
Interação homem-máquina
Provavelmente nas próximas semanas teremos novas seções (como inteligência artificial, consumo online, ciborgue, etc.)

O blog também tem uma estrutura interessante: além dos posts, a coluna direita tem uma série de outras informações, como um índice das bibliografias, o link de assinatura, links de outros blogs, vídeos, enquetes, quadrinhos...

vale a pena!

a opinião forma a memória?

A opinião constrói e fabrica a memória. Esta foi uma fala de Pierre Laborie, na conferência Memória e Opinião, no Seminário Internacional Culturas Políticas, Memória e Historiografia, que se realiza na UFF, Campus do Gragoatá, Bloco O, auditório do ICHF, entre os dias 26 e 29 de agosto de 2008, transmitido pelo site www.uff.br/webtv
Essa fala me chamou a atenção. E mais, ele diz que a memória não são os fatos do passado, e sim, uma representação que fazemos sobre os fatos que vimos, ouvimos ou vivenciamos. Dessa forma, essa memória é uma construção, uma representação, que se mescla com o que vivenciamos no presente, provocando assim uma releitura do passado, ele é assim reconstruído (para cada pessoa) a cada dia.

terça-feira, agosto 26, 2008

iNada, uma Revolução Tecnológica

muito interessante esse conto de Alberto Grimm...

será que não estamos fazendo iNada?

segunda-feira, agosto 18, 2008

mapas conceituais - twiki draw

já a algum tempo (acho q desde 2004-2005) venho observando algumas coisas fantásticas feitas no twiki draw, que nada mais é do que uma ferramenta de desenho com edição online coletiva. Funciona com um comando simples se o plugin estiver instalado no servidor. A idéia é fantasticamente simples e tem várias aplicações, dentre elas a elaboração de mapas conceituais. Substitui com êxito softwares proprietários como o cmap, e dá muitas outras possibilidades do que os softwares livres (ao menos os que eu conheço) que fazem mapas.

quem ainda espera que nosso cpd consiga instalar este plugin, pode dar uma futucada no que nossos hermanos andam fazendo:
http://www.wikidraw.com.ar/
http://wiki-draw.blogspot.com/

sexta-feira, agosto 15, 2008

e-books

O Pld (Projeto Democratização da Leitura) é uma Biblioteca Virtual Gratuita que reúne várias iniciativas de disponibilização de livros na web, com espaços, inclusive, para discussão:




O EbaH é outra iniciativa de compartilhamento de livros, apostilas... e tudo mais que você puder imaginar



Além destes temos o 4shared
e o engine
Projeto Gutenberg

Domínio público de músicas - Free sound library

Biblioteca Digital Camões, o Instituto Camões (IC) disponibiliza online cerca de 1.200 documentos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos. A partir de agora estarão disponíveis online textos literários, pautas musicais e ensaios e estudos científicos, entre outros, perfazendo um conjunto de mais de 1.200 documentos referentes aos últimos cinco séculos da história de Portugal, que antes eram de acesso condicionado. Outra novidade é que os documentos podem ser descarregados para o computador ou para dispositivos móveis, sendo possível, desde já, descarregar "Os Lusíadas" para o celular.


Vale a pena ver este post de Manuel Area:

La opinión de las editoriales sobre el futuro de los libros de texto y las TIC

sábado, agosto 09, 2008