domingo, agosto 31, 2008

Revisitando blogs

Muitos falam de blogs, mas o que é isso? A palavra blog, na verdade, é uma simplificação de Weblog, que é a junção de Web (rede, teia) com Log (registro). A palavra blog pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feita no meio on line. Porém, ela geralmente é utilizada para um tipo específico de páginas, feitas em provedores ou hospedeiros como o Blogger, Wordpress, Livejournal, entre outros, que facilitam muito a publicação de qualquer informação. Os usuários que mantêm blogs são chamados de "blogueiros" e, quando se juntam vários blogueiros em uma comunidade virtual, dizemos que está formada um blogosfera.Nosso objetivo aqui é trazer subsídios para que você se torne um blogueiro e participante da blogosfera mundial!
Focaremos principalmente nos blogs voltados para a educação. Não que eles sejam os únicos (de forma alguma!), mas é um campo muito rico e de nosso interesse no momento. Se você está se perguntando por que você, professor(a), criaria um blog, é interessante que leia o texto Sete motivos para um professor criar um blog, de Betina von Staa.

Encontramos os mais diferentes tipos de blogs, com os mais variados objetivos:
- Visibilidade de ações
- Atividades com alunos
- Incentivo a leitura e escrita
- Reflexões pessoais ou da atividade pedagógica
- Diário de bordo, relatos
- Intercâmbio de idéias, produções coletivas
- Memória pública ou coletiva, portflólio, painel sócio-histórico
- Narrativas
- Repositório
- Blog coletivo (escola, turma...)
- Comunidades de blogs
Para ver estes exemplos, você vai vivenciar um dos princípios da cibercultura: a inteconexão. A maioria dos blogs se liga a tantos outros blogs através de links. Alguns até se agregam em comunidades como é o caso da Internet e Web na Educação (Blogs Educativos), ou do Lablogatórios. Vamos navegar?

__
Agora que você já viu alguns blogs, vamos colocar a mão na massa e fazer o seu?
Pense em aspectos como o que identifica ou diferencia seu blog? o que você pretende fazer nele? sobre quais assuntos/temas você pretende abordar? você está sozinha ou com outras colegas?

se você ainda quer saber mais, procure outras fontes, busque outras referências
uma sugestão é olhar o material da oficina de blog disponibilizado pela professora Sintian Schmidt.

Nenhum comentário: