quarta-feira, agosto 23, 2006

Reflexão entre professores de ciências, em blogs, vira artigo do Encontro Nacional de Docência do Ensino Superior

Endosup

Diários eletrônicos como fomento da reflexão na formação de professores de Ciências

Adriane Lizbehd Halmann[1]

Resumo

Este artigo traz o relato de uma vivência com a inserção de diários eletrônicos como fomento da reflexão na formação de professores de Ciências. Esta atividade foi realizada na disciplina Ensino de Ciências Naturais, ministrada aos alunos do curso de Ciências Naturais, da Universidade Federal da Bahia, no primeiro semestre de 2006.

Os diários da prática pedagógica são indicados por alguns autores como instrumento de registro e análise da prática, ou ainda como instrumento de pesquisa, apontando sempre sua potencialidade como instrumento à reflexão docente. Atendendo a várias demandas contemporâneas e ligando isto às potencialidades da web, foi proposto nesta disciplina que os diários da prática pedagógica fossem feitos de forma eletrônica, em blogs. Os resultados obtidos demonstram que os blogs podem ser uma forma de diário da prática pedagógica, possibilitando além da reflexão individual, a reflexão conjunta, a formação de comunidades, a extrapolação do espaço-tempo da escola, a inserção de outras formas de conhecimento na prática escolar e nos indica outras formas de pensar a/na educação.

Palavras-chave: Reflexão Docente, Formação de professores, Blogs


[1] Mestranda Educação – UFBA. Professora substituta DepII/Faced/UFBA. adriane_halmann@yahoo.com.br

Um comentário:

Física 2º ano disse...

Oi,eu to rpecisando mt d uma ajuda de alguem q saiba biologia pra poder me ajudar a fazer o dever q eu tenhu q fazer ate amanha,será q vc poderia me ajudar,meu email é dy.diniz@hotmail.com
!

brigado!