terça-feira, maio 02, 2006

blogosfera e comunidades virtuais

A dinâmica desenvolvida nos blogs apresenta alguns aspectos que merecem destaque. A afirmação do “eu”, a plasticidade dos ambientes, as articulações entre o público e o privado, a possibilidade de se posicionar livremente a respeito de qualquer assunto, entre outros. Porém, o que mais chama a atenção é a possibilidade de trocar opiniões sobre os mais variados assuntos. Estas trocas simbólicas acontecem nos mais variados níveis, sendo potencializadas no momento em que o blogueiro permite comentários e cria links para outros blogs. Isto faz com que um grupo de blogs se agrupe em uma espécie de esfera. Porém, como cada blogueiro se reconhece com diferentes esferas, estas ligam-se e relacionam-se como uma rede, uma trama complexa, fluida, autogerida, mutante.

Os blogs também reservam para si a singularidade, sendo que cada blogueiro tem a possibilidade de desenvolver ou não uma série de atributos. Assim, nem todos os blogs abrem espaço para tais trocas simbólicas, porém, muitos deles compõe verdadeiras comunidades virtuais.

Mas, muitos deles são comunidades virtuais, uma vez que ao permitirem comentários e ao criarem links para outros blogs dão origem a uma comunidade que troca opiniões e faz comentários sobre ideias contidas noutros blogs. (RODRIGUES, on-line, pg3)

Alguns blogs reúnem-se à volta de determinados temas, posicionando-se, discutindo e acrescentando idéias e opiniões. Porém, a comunidade virtual é um elemento do ciberespaço que só existe enquanto as pessoas realizam trocas e estabelecem laços sociais (Recurero, 2003). Assim encontramos mais um condicionante da caracterização dos blogs como comunidades virtuais: a atualização constante. A manutenção de cada blog é fundamental, é isto que mantém este fenômeno vivo...

As comunidades virtuais constituem assim um conceito importante e ao mesmo tempo complexo, que pede nossa atenção para que seja clarificado no intuito de descortinarmos em quais sentidos podem ser aplicados aos blogs e quais as peculiaridades disto. Sendo assim, se faz importante olharmos com mais profundidade para algumas questões conceituais sobre comunidades virtuais e outros conceitos intrinsecamente ligados a este, tais como redes, interatividade, sentimento de pertença, cooperação e colaboração, aprendizagem cooperativa, e outros nós que compõe esta rede.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi, gostei muito do seu texto, a abordagem que vc faz sobre os blogs, pois acho que será o diário eletrônico mais importante na vida dos internautas, principalmente para os educadores...

Anônimo disse...

Olá Adriane,
Andei visitando o seu blog e confesso que gostei muito do que li. Vc me esclareceu algumas dúvidas a respeito desse ambiente e me fez reletir sobre a imporância do blog como espaço de registro e compartilhamento de imformações.