sábado, setembro 22, 2007

Bibliografia comentada

Bibliografia comentada
Pesquisa em educação: abordagens qualitativas

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Org.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 17-40.

BOGDAN, Robert e Biklen, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora Lda, 1999.



Complexidade, Construção da Ciência, Tecnologias

CAPRA, Fritjof. A teia da vida : uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 2001.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. 21. ed. São Paulo: Cultrix, 2000.

FOUREZ, Gerárd. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, SP: Ed. 34, 1999.

harvey

SANTOS, Milton. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo, Editora Hucitec, 1997

TENÓRIO, R.M. Computadores de Papel: máquinas abstratas para um ensino concreto, Cortez, São Paulo, 1991.




Ensino de Ciências

MORTIMER, Eduardo Fleury. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. 384 p.



Ciência, Tecnologia e Sociedade nos currículos na formação de professores de Ciências


Políticas Públicas: Ciência, Tecnologia e Sociedade

BRASIL, MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9394/96 de 6 de dezembro de 1996.

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BRASL, MEC. DECRETO No 3.276, DE 6 DE DEZEMBRO DE 1999.

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Decreto Nº 3.276, de 06 de dezembro de 1999: Dispõe sobre a formação, em nível superior, de professores para atuar na área de educação básica, e dá outras providências.

DECRETO No 3.276, DE 6 DE DEZEMBRO DE 1999. Dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3276.htm

Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas

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DOU de 9 de abril de 2002. Seção 1, p. 31. Republicada por ter saído com incorreção do original no DOU de 4 de março de 2002. Seção 1, p. 8.

Parecer CNE/CES n.º 583, de 4 de abril de 2001. Orientação para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação:

Parecer CNE/CES n.º 67, de 11 de março de 2003. Aprova Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN dos Cursos de Graduação e propõe a revogação do ato homologatório do Parecer CNE/CES 146/2002.

Parecer CNE/CES n.º 776, de 3 de dezembro de 1997.

Parecer CNE/CES nº 1301, aprovado em 6 de novembro de 2001

Resolução CNE/CES nº 7, aprovada em 11 de março de 2002

RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/0102formprof.pdf

Resolução CNE/CP nº 1, aprovada em 18 de fevereiro de 2002

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para formação de professores. Brasília: MEC/SEF, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Diretrizes curriculares nacionais. Brasília 2000.

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