Lendo o texto de Sandra mara Mezalira, A perspectiva da complexidade na compreensão da relação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Ciências Naturais, encontro a seguinte fala:
Estudos (MALDANER; ZANON, 2004), mostram insuficiências na aprendizagem de conceitos e conteúdos pelos estudantes, por isso propostas metodológicas curriculares como a Situação de Estudo (SE), são produzidas e desenvolvidas para a Educação Básica. A SE tem como propósito, além de acatar a possibilidade disciplinar que também é fundamental, considera o caráter interdisciplinar aliado à vivência dos estudantes, a evolução conceitual e sua significação no percurso das aulas, a formação inicial e continuada de professores e a compreensão da relação entre conhecimento científico, novas tecnologias e a sociedade (ARAÚJO et al, 2005)
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Nesse sentido, a proposta curricular de SE busca repensar o processo de ensino-aprendizagem tradicional, por meio do desenvolvimento de algumas características, dentre elas, a inter-transdisciplinaridade nas aulas de Ciências Naturais, pois se acredita que os fenômenos naturais sejam eles biológicos, físicos, químicos, sociais ou mentais, não têm sentido real se não forem compreendidos na sua especificidade e na sua complexidade.
MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso. Situação de Estudo - Uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In: MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo. Educação em Ciências-Produção de currículos e formação de professores. Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 2004, p.43-64.
ARAÚJO et. al. Situações de Estudo como forma de inovação curricular em Ciências Naturais. In: Sifod - III Simpósio de Formación Docente, Oberá, 2005.
Sendo assim, procurei algumas referências sobre esta metodologia, "Situação de Estudo" e selecionei as q seguem:
Maldaner, Otavio Aloisio; Zanon, Lenir Basso. Situação de Estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em ciências
Souza, Marcus; Dantas, Valter; Freitas Filho, João Rufino; Almeida, Maria Angela. Utilização de Situação de estudo como forma alternativa para o ensino de física.
Mortimer, Eduardo Fleury. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos?
Amara, Ivan Ambrosino. Metodologia do ensino de ciências como produção social
MALDANER, O.A.; ZANON, L. B. (2001). Situação de Estudo: uma Organização do Ensino que Extrapola a Formação Disciplinar em Ciências. Espaços da Escola, 41,45-60.
Binsfeld, Silvia Cristina; Zanon, Lenir Basso. A participação de materiais de divulgação científica no desenvolvimento de uma situação de estudo no ensino médio.
Portugal: Aveiro, Braga e arredores
Há 2 anos
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