domingo, março 01, 2009

Formação de professores: deve ser permanente, mas o que DEVE fazer parte da formação inicial?

Hoje, lendo uma postagem (Aprender a aprender) do Robson no Caldeirão de Idéias, lembrei de um ponto de uma prova que fiz a algum tempo, que versava sobre Formação de Professores de Ciências.

Achei a charge muito pertinente com a discussão sobre a formação de professores: vivemos em uma sociedade onde O "pacote" institucionalizado pelas Universidades como a Formação Inicial dos professores, não dá conta de todas as necessidades formativas que este sujeito encontrará em sua prática pedagógica. Provavelmente NENHUM "PACOTE" dará conta disso. Então ressurge uma questão antiga: se ela (por si só) não é suficiente, por que é necessária? ou melhor, qual a função da formação inicial para os professores? ou ainda, desmembrando esta questão, o que deve ser contemplado nesta formação inicial?
Um olhar um pouco desatento diria: sem dúvida, hoje o importante é aprender a aprender, pois esta competência dará autonomia para o sujeito tomar decisões fundamentadas em sua prática.
Hoje eu já mudaria a resposta: sem dúvida, uma das coisas que o professor deve sempre ter em mente é que nenhum pacote pronto de informações lhe dará subsídios suficientes para enfrentar fundamentadamente todas as situações de sua prática, sendo necessário que o professor seja investigador, reflexivo e que saiba "aprender a aprender" (o que, por si só, não é nada fácil, veja na postagem do Caldeirão de Idéias). Mas mesmo assim, continuamos com o "pacote" da formação inicial e, pelo que eu acredito, esta deveria dar os subsídios para os primeiros passos na prática pedagógica. Mas quais subsídios são estes quando está cada vez mais incerto o terreno onde o professor dará seus passos?
Esta é uma questão que merece maior discussão (assim como muitos tem feito). E você, o que pensa sobre isso?

2 comentários:

Robson Freire disse...

Olá Adriane

Primeiramente gostaria de agradecer a visita e pelo comentário. Adorei o seu texto e se você me permitir irei reproduzi-lo lá no Caldeirão de Ideias para mostrar o desdobramento de uma postagem num debate delicioso.

O tema é de vital importância pára a implantação das TICs dentro do contexto escolar e para isso uma reformulação geral deve ser feita na formação inicial e na estrutura escolar, pois somente assim passaríamos de um instituição conteudista para um espaço de aprendizado.

Abraços

Robson Freire disse...

Olá Adriane

Esqueci de recomendar esses textos para você ler:

1- http://nteitaperuna.blogspot.com/2009/02/uma-estorinha-de-mudanca.html

2- http://nteitaperuna.blogspot.com/2009/02/aprendendo-aprender-com-as-tics.html

3- http://nteitaperuna.blogspot.com/2009/02/professor-ainda-melhor.html

4- http://nteitaperuna.blogspot.com/2009/02/professor-profissional-da-aprendizagem.html

Abraços