
Um olhar um pouco desatento diria: sem dúvida, hoje o importante é aprender a aprender, pois esta competência dará autonomia para o sujeito tomar decisões fundamentadas em sua prática.
Hoje eu já mudaria a resposta: sem dúvida, uma das coisas que o professor deve sempre ter em mente é que nenhum pacote pronto de informações lhe dará subsídios suficientes para enfrentar fundamentadamente todas as situações de sua prática, sendo necessário que o professor seja investigador, reflexivo e que saiba "aprender a aprender" (o que, por si só, não é nada fácil, veja na postagem do Caldeirão de Idéias). Mas mesmo assim, continuamos com o "pacote" da formação inicial e, pelo que eu acredito, esta deveria dar os subsídios para os primeiros passos na prática pedagógica. Mas quais subsídios são estes quando está cada vez mais incerto o terreno onde o professor dará seus passos?
Esta é uma questão que merece maior discussão (assim como muitos tem feito). E você, o que pensa sobre isso?
2 comentários:
Olá Adriane
Primeiramente gostaria de agradecer a visita e pelo comentário. Adorei o seu texto e se você me permitir irei reproduzi-lo lá no Caldeirão de Ideias para mostrar o desdobramento de uma postagem num debate delicioso.
O tema é de vital importância pára a implantação das TICs dentro do contexto escolar e para isso uma reformulação geral deve ser feita na formação inicial e na estrutura escolar, pois somente assim passaríamos de um instituição conteudista para um espaço de aprendizado.
Abraços
Olá Adriane
Esqueci de recomendar esses textos para você ler:
1- http://nteitaperuna.blogspot.com/2009/02/uma-estorinha-de-mudanca.html
2- http://nteitaperuna.blogspot.com/2009/02/aprendendo-aprender-com-as-tics.html
3- http://nteitaperuna.blogspot.com/2009/02/professor-ainda-melhor.html
4- http://nteitaperuna.blogspot.com/2009/02/professor-profissional-da-aprendizagem.html
Abraços
Postar um comentário