quinta-feira, outubro 28, 2010

Desafios na formação dos professores

Junto de uma matéria da revista Nova Escola (Ed.231), encontramos este vídeo com uma entrevista com Bernardete Gatti. Ela aponta alguns grandes desafios para a formação de professores, muito deles já bastante debatidos pelos profissionais da área, tais como:
- o sentido sóciocultural dos conhecimentos - muitas vezes os professores não sabem qual o sentido social do que ensinam (para que o aluno deveria estudar determinado tema). Alguns professores acham até inútil o que ensinam...
- perfil professor - os licenciandos , pelo seu pouco contato com a atividade docente, não tem uma identidade docente formada ao concluir o curso
- formadores de formadores - qual é a formação e experiência da docência dos profissionais que trabalham na formação de professores? Alguns tem formação em educação, mas nunca entraram em uma sala de aula. Outros sequer tem formação em educação, o que acontece muito nas "áreas duras", onde prevalece uma concepção de que, para atuar nas disciplinas "pedagógicas", qualquer licenciado tem condições, mesmo que com doutorado em Botânica ou qualquer outra área, às vezes prevalecendo aos de menor titulação mas com formação mais próxima da educação
- áreas de conteúdo - o conhecimento não se forma na costumeira fragmentação das instituições, centradas em disciplinas. Mas, se o professor é formado, em toda sua formação, em disciplinas fragmentadas, como promover essas integrações? Por outro lado, os formadores das universidades pregam a integração, enquanto não conseguem fazer a universidade conversar com as escolas...
- carreira atrativa - nem precisa falar... salário, progressão, condições de trabalho... além disso, temos uma desvalorização social da categoria
- módulos - trabalhar com um grupo fixo de professores é muito mais fácil para planejar junto do que com professores que são alocados em escolas ao gosto dos profissionais da secretaria de educação.
- currículo - o que e como ensinar? como e o que deve acontecer na escola? será que isso é realmente refletido nas escolas?
- insumos para o trabalho - "o material para trabalho, muitas vezes, é jogado para a escola". O desenvolvimento dos materiais didáticos é desenvolvido longe do contexto da escola. O professor não tem formação. Há uma sobrecarga no professor, responsável pela solução dos problemas da sociedade! (...) Mas o que tem sido feito para modificar isso?

Algo semelhante também é descorrido, com uma profundidade muito maior, na obra Professores do brasil: impasses e desafios

Vale a pena ver os vídeos:



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