quarta-feira, agosto 31, 2005

virei tema de aula

quer dizer, é quase isso: Sidney mostrou os blogs do grupo p seus alunos:
http://pedagogianarede.blogspot.com/
no dia 25 de agosto

Uns vão, uns vem, outros mudam de cara - Angústias de um professor

Angústias de um professor ( http://angustiasdeumprofessor.blogspot.com/) Um Piano na Floresta no dia 25 de agosto

Quinta-feira, Agosto 25, 2005

Casa Nova

Este é o meu último post no Angústias. Dois anos e alguns dias após o início do Angústias de um Professor, decidi mudar de nome, de casa e de imagem. O nome "Professor Angustiado" deixou de fazer sentido no contexto pessoal e profissional que actualmente vivo. Assim, o meu blog pessoal renova-se, passando a intitular-se Um Piano na Floresta, nome que reúne duas grandes paixões do autor (a música e a natureza) e expressa de uma forma mais apropriada o seu actual estado de espírito.

Bem-vindos à casa nova do Fernando!

Mais um adeus - fio de ariana

Hoje vi, com muito susto, que o Fio de Ariana(http://fiodeariana.blogspot.com/) disse adeus.
Ele foi um dos que eu já havia entrevistado, tivemos uma longa e prazeirosa conversa, lhe passei o endereço de um professor daqui, foi realmente gratificante.
Mas parece que é isso mesmo. O Destreza das dúvidas (http://aguiar-conraria.weblog.com.pt/) está blogando com toda a vontade. Parece que é questão de fluxo. Uns vão outros ficam, outros vem, outros até voltam.
Hugo (Clio) disse adeus no dia 15 de agosto. Hoje tinham 11 comentários, todos desejando boas novas experiências.
Ele tem uma "Rede" formada pelo Professorices, Que universidade, A destreza das dúvidas, Um pouco mais de azul. O último post do Professorices foi no dia 10 de agosto. Que universidade parece estar de férias em um lugar com internet meio difícil, então tem postado pouco. A Destreza das dúvidas vem postando regularmente, mas nada referente. Um pouco mais de azul (muito gostoso de ler) estava de férias de 15 a 14 de agosto, talvez nem tenha visto, depois não falou nada.
Então, quem são as 11 pessoas q comentam o adeus?

terça-feira, agosto 30, 2005

trackback

Q: What is trackback?
A: Wikipedia defines trackback as follows:
Trackback is a system [...] that alerts and allows a blogger to see who has blogged about posts on his or her blog. The system works by sending a 'ping' between the blogs, and therefore providing the alert.

http://www.haloscan.com/faq/faq.php?category_id=3

coisas legais q se encontra por aí...

O Jorge Moraes (http://6em1.blogspot.com/)colocou músicas em seu blog, feito uma rádio!

Sem falar q começou, no dia 29 de agosto, uma nova fase:

"Hoje começa uma nova fase deste blog. Ao contrário do que fazia antes, em que reservava um dia para cada tipo de texto, vou passar a fazer tudo misturado. Ou seja, vai ser conforme o sítio para onde estiver virado. Os temas vão ser numerados, em vez de manterem a designação anterior da semana e dia.

Hoje estou virado para um conto. Assim seja."

tb tem um sistema de citação:

Trackback URL for this entry:
http://haloscan.com/tb/jorgemorais/112532773504737935

gestão de pessoas no ciberespaço?

A poucos dias, em uma lista que participo, aconteceu o seguinte: uma integrante do grupo criou uma lista de discussão para discutir alguns assuntos específicos de seu interesse, e convidou o resto do grupo, assim como outros grupos que participa. Uma professora do grupo de pesquisa prontamente respondeu que se interessava pelo tema mas que já estava inscrita em mais de 30 grupos e que havia recebido a mesma mensagem por 3 deles.

Esta é uma questão que me intriga: como funciona o "gerenciamento de pessoas" na cibercultura? (odeio essa coisa de "gerenciamento de pessoas" pois acho que aqui ninguém precisa "gerenciar" ninguém)
Logo q li a resposta da professora, fiquei pensando: "Ora bolas, se recebeu em 3 listas é só ler uma e deletar as outras..." Afinal, qtas pessoas olham os 3 noticiarios da redeglobo e não se encomodam de ver 3 vezes a mesma notícia? Mas depois fui me dando conta de q não é bem assim...
Será q seria necessário impor "Normas de comunicação na comunidade virtual"? Nessas horas lembro de uma amiga, Rozane, e do qto ela chingava a tal da netiqueta (grande vedete de algum tempo atrás)... Comentei coisa parecida em outra lista e uma moça disse q achava bom q existissem normas, padrões, pois ela se encomodava em chegar em casa e ler os e-mails q respondiam sem deletar o resto da mensagem (o q eu já acho bom, pois leio o último e-mail e já sei tudo o q rolou antes)
E então, como gestamos as relações entre as pessoas no ciberespaço? Como é essa cultura que vive se refazendo?
inquietações...

segunda-feira, agosto 29, 2005

tem q treinar para aprender

hj eu ouvi uma senhora conversando com o filho:
"-Sai daí, vc não sabe fazer isso!
-pq?
-pq vc não terinou. Tudo o q agente quer aprender tem que treinar. Se vc treinar, vc consegue aprender o q quiser"

são pérolas dessas q me fazem pensar o que é mesmo educação?

quinta-feira, agosto 25, 2005

blogs e acessibilidade

Hj eu encontrei um blog interessante: http://projetando.blogspot.com
A autora conseguiu colocar uma opção para ouvir os posts. É meio difícil de entender o q a voz fala, mas já é um grande passo para a leitura de blogs por deficientes visuais.
Ainda vou descobrir como faz isso...

segunda-feira, agosto 22, 2005

Sorte nos dados

Pois é, na última Veja, temos uma entrevista com James Watson que junto de Francis Crick (e de outros colaboradores, como a incansável Roselyn Franklin, completamente esquecida pela revista) publicou, em 1953, a estrutura do DNA.
Gostei muito de algumas respostas dele (das perguntas já não posso dizer o mesmo...). Destaco:
"Muitos acreditam que somos todos iguais, que, com boa escola e boas condições sociais, todos aprenderão da mesma forma" Fiquei lembrando de tantas vezes que ouvimos que o computador vai fazer com que as pessoas aprendam... Em contrapartida, lembrei de uma palestra de Teófilo Galvão Filho, sobre tecnologias assistivas, onde ele apresentou algumas tecnologias que fazem com que aquelas pessoas (DM por exemplo) possam se comunicar, sendo então determinantes para o aprendizado; ao mesmo passo, a mesma criança, que não está em um ambiente que provê tais condições estaria fadada a vegetar...
"Veja-Não há sempre o perigo de essas tecnologias serem usadas por ideologias racistas? Watson - Tudo pode ser usado para o mal, masisso não é motivo para parar o progresso" Acho que a grande sacada é olhar para as coisas como coisas sempre novas
"Algumas mulheres tivera mais sorte no jogo de dados genético do que outras"
Mas o mais legal de tudo foi ele falando de seu livro (DNA - Companhia das Letras)"Em meu livro DNA, quase não discuto esse tema, pois ainda não há muito que dizer sobre isso em um texto de diulgação científica. Mas, como eu digo no próprio livro, ele está destinado a se desatualizar" Olha a grande sacada aí: tudo está em constante reconstrução, coisas novas surgindo, coisas velhas sendo ressignificadas, a desatualização seria então parte de um constante reconstruir.

quarta-feira, agosto 17, 2005

revista-blog?

Ale (http://notinhas.weblogger.com.br/) me passou uma revista on-line que é feita em cima de um blog
ComCult: http://www.comcult.blogger.com.br/

sábado, agosto 13, 2005

o q é mesmo o coletivo?

por muito tempo acreditei no poder da coletividade
mas cada vez que se tenta elaborar ações coletivas, ou um faz, ou não acontece.

será que a coletividade existe? será que ela realmente é mais do que a soma dos individuais? o que será esta alquimia que faz o todo não ser só um mais um? por que será tão difícil o todo funcionar organicamente?

será q é pq tudo tende ao caos?

ao mesmo tempo temos aquela idéia de comunidades virtuais: as comunidades só se estabelecem se for de dentro p fora...

sexta-feira, agosto 05, 2005

Alunos de licenciatura precisam de informática?

Esta semana descobri que, na faculdade onde fiz minha graduação (UFSM) tiraram do currículo de Ciências Biológicas a única disciplina que falava sobre tecnologias (acho que o nome era introdução à informática). O que aconteceu foi que ela ficou meio sem professor, acabou que um técnico foi dar as aulas, sem entender direito o que aqueles alunos queriam com a coisa... Acabou que a disciplina foi extinta.

É uma pena que a disciplina foi retirada, pode se fazer coisas muito interessantes com ela, condizente com o contexto contemporâneo. Claro que existem vários problemas (como o acesso), mas as tecnologias nos apontam para coisas que devemos repensar, como os currículos escolares, as autorias, a colaboração, os papéis dos professores frente aos alunos e vice-versa, o saber científico, e por aí vai... É realmente uma pena que tenha sido extraída do currículo. Acho que pensam que, se o professor não é legal, a disciplina não presta...

quinta-feira, agosto 04, 2005

Comunidades Virtuais e Educação a Distância

Considero que a educação a distância só vai ser efetiva quando for significante aos que nela se inserem. Sendo assim, acredito que a educação (em qualquer de suas formas) não se basta em transmissão. Devemos levar em conta a implicação, interesses comuns, os aspectos inter-relacionais do espaço simbólico, o agrupamento em torno de objetivos, crenças e aspirações comuns.
Assim, indico a leitura do artigo "Comunidades virtuais eletrônicas: convergência da técnica com o social" de José Carlos Ribeiro. Ele não fala de educação a distância, mas nos aponta que os movimentos que envolvem agregações sociais na web devem levar em conta a construção de um projeto comum como elemento agregador e potencializador das dinâmicas sociais constituídas nestes espaços de convivialidade (pg7). Além de falar da convergência das possibilidades técnicas com aspectos sociais, Ribeiro também aponta a questão do poder e controle dentro deste espaços, de alterações nas relações sociais estabelecidas ali, a imprevisibilidade que caracteriza a reconstituição contínua, a transformação da apropriação técnica do social e a influência recíproca entre os aspectos técnicos e os fatores sociais.

Intervenção artística

Me revolto como as pessoas são acostumadas a ver absurdos e baixar a cabeça, ver sua opinião, autonomia, vontade prórpia, serem esmagadas por poderes que não sei como se criam. Ou melhor, não sei porque deixamos estes poderes castradores serem criados. Acho que todo poder é castrador. Se conhecimento é poder, como podemos gerenciar isto?
Um grupo de estudantes de história da unesp resolveu gerenciar isto de um jeito, pelo menos, diferente. Vai que a moda pega:

03/08/2005 - 09h28

Alunos defecam diante do reitor da Unesp

da Folha de S.Paulo, em Ribeirão Preto

Um grupo de estudantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Franca escolheu ontem um modo de protestar inusitado: diante do reitor Marcos Macari, eles defecaram, urinaram e vomitaram no salão nobre. Os estudantes podem ser expulsos.

Formado por sete alunos de história, o grupo interrompeu uma reunião em que Macari falava sobre projetos para Franca. "Caríssimo reitor: vamos mostrar toda a realidade do campus", anunciaram.

O grupo disse que o protesto --uma "intervenção artística"-- foi planejado por dois meses. Uma comissão de sindicância foi aberta para apurar o caso.
(saiu de http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17664.shtml)

terça-feira, agosto 02, 2005

a vida é feita de coisas lindas...


Zezo e Bio...
Fazem parte da manutenção de meu sorriso..

blog coletivo de professores!

Um dia desses eu estava falando com Sidiney q o nome deste blog estava me incomodando: "diários da reflexão DE professores" e que eu havia mudado para ".. ENTRE professores" pq eu acredito na colaboração e na reflexão conjunta como elemento de formação...
mas estava tão difícil de achar blogs de professores que se dispunham a falar sobre suas práticas docentes, que dirá verificar trocas...
E olha o q eu descobri hj:
http://blogdosindocentes.blogspot.com/
São quatro professores-blogueiros que postam:
caras conhecidas e outras nem tanto...

segunda-feira, agosto 01, 2005

veja: meu amor

É sempre bom saber que tem outros que partilham de algumas opiniões minhas:
http://www.consciencia.net/midia/revistaveja.html

e vcs viram a fantástica opinião q um economista deu nesta última revista qto a educação?

Não consegui deixar de mandar o comecinho:
"Educação baseada em evidência por Claudio de Moura Castro"
(p quem quiser, o e-mail do sacana é claudiodmc@attglobal.net)
"Se consultarmos um médico bem formado, uma vez feito o diagnóstico, ele vai decidir a terapia com base na experiência passada com pessoas que portavam a mesma síndrome e tomaram diferentes remédios. Será receitada aquela droga cujas estatísticas de sucesso são maiores
do que as alternativas disponíveis. Decide a evidência, enão a palavra do luminar ou a tradição. É a medicina baseada na evidência. Seria de imaginar que, na sala de aula, o critério fosse o mesmo. A evidência do que deu mais certo orientaria a escolha do método de alfabetizer, do livro ou da forma de ensinar. Parece lógico, funciona na medicina. Mas o professor não busca a evidência acumulada para orientar sua sala de aula. Uma possível explicação para isso é que a evidência científica é incontrolável e pode revelar verdades desagradáveis"
...

e o "ponto de vista" segue recheado de pérolas, tipo:
"Os alunos de professores que cursaram magistério ou pedagogia têm notas piores do que os de professores que possuem diploma superior em outra carreira. Aprende mais quem aprende com quem não é professor?"
Ele se basea nos dados do Saeb, que, segundo ele, "é uma prova tecnicamente bem-feita e impecavelmente aplicada", seria um "termômetro" que dá um "sinal de alarme" e que ainda "Todavia, como está denunciando verdades particularmente desagradáveis, não podemos esperar que os prejudicados tomem iniciatias"...


Que acham?