sexta-feira, agosto 05, 2005

Alunos de licenciatura precisam de informática?

Esta semana descobri que, na faculdade onde fiz minha graduação (UFSM) tiraram do currículo de Ciências Biológicas a única disciplina que falava sobre tecnologias (acho que o nome era introdução à informática). O que aconteceu foi que ela ficou meio sem professor, acabou que um técnico foi dar as aulas, sem entender direito o que aqueles alunos queriam com a coisa... Acabou que a disciplina foi extinta.

É uma pena que a disciplina foi retirada, pode se fazer coisas muito interessantes com ela, condizente com o contexto contemporâneo. Claro que existem vários problemas (como o acesso), mas as tecnologias nos apontam para coisas que devemos repensar, como os currículos escolares, as autorias, a colaboração, os papéis dos professores frente aos alunos e vice-versa, o saber científico, e por aí vai... É realmente uma pena que tenha sido extraída do currículo. Acho que pensam que, se o professor não é legal, a disciplina não presta...

Um comentário:

Adriane disse...

uma amiga, Euri, que não é usuária blogger, tentou colocar o seguinte comentário:


Será mesmo somente isto Adriane? Penso que o critico está no sentido atribuido à informatica como mero instrumento. Instrumento, sinonimo de ferramenta disprovida de outras potencialidades a não ser elemento processador de dados, quando não meio disseminador de informações. A meu ver, nada tem com a participação e importancia da presença do professor. Esta é a forma simplista de conviver com a presença desta tecnologia na Escola maquina pela maquina. Já observou que não menciona a construção do conhecimento, o trato da informação, o conteudo a ser trabalhado, mas a Informatica.
Será que não deveriamos pensar em outro termo, substituindo-o?