terça-feira, agosto 30, 2005

gestão de pessoas no ciberespaço?

A poucos dias, em uma lista que participo, aconteceu o seguinte: uma integrante do grupo criou uma lista de discussão para discutir alguns assuntos específicos de seu interesse, e convidou o resto do grupo, assim como outros grupos que participa. Uma professora do grupo de pesquisa prontamente respondeu que se interessava pelo tema mas que já estava inscrita em mais de 30 grupos e que havia recebido a mesma mensagem por 3 deles.

Esta é uma questão que me intriga: como funciona o "gerenciamento de pessoas" na cibercultura? (odeio essa coisa de "gerenciamento de pessoas" pois acho que aqui ninguém precisa "gerenciar" ninguém)
Logo q li a resposta da professora, fiquei pensando: "Ora bolas, se recebeu em 3 listas é só ler uma e deletar as outras..." Afinal, qtas pessoas olham os 3 noticiarios da redeglobo e não se encomodam de ver 3 vezes a mesma notícia? Mas depois fui me dando conta de q não é bem assim...
Será q seria necessário impor "Normas de comunicação na comunidade virtual"? Nessas horas lembro de uma amiga, Rozane, e do qto ela chingava a tal da netiqueta (grande vedete de algum tempo atrás)... Comentei coisa parecida em outra lista e uma moça disse q achava bom q existissem normas, padrões, pois ela se encomodava em chegar em casa e ler os e-mails q respondiam sem deletar o resto da mensagem (o q eu já acho bom, pois leio o último e-mail e já sei tudo o q rolou antes)
E então, como gestamos as relações entre as pessoas no ciberespaço? Como é essa cultura que vive se refazendo?
inquietações...

2 comentários:

Miguel Pinto disse...

Será possível encontrar um padrão de comportamentos cibernéticos? Não será a blogosfera como a vida? Um sistema de relações complexas, desordenadas, com lógicas de funcionamento ainda por determinar?
Inquietudes!

PS: Aproveito para agradecer a visita ao outroolhar.

Anônimo disse...

É...algumas pessoas querem gerenciar suas vidas na internet como as gerenciam fora dela.
E não dá certo em muitos casos. Na internet, com um simples "clique" vc fala com mais de 1000 pessoas de todo o mundo!
É nesse sentido que entram as contradições...
Se vc entra em muitas listas, tem que arcar com a imprevisibilidade delas, que é própria de um grupo. Não tem como querer gerenciar a sua caixa de e-mail impondo limites aos outros. Os incomodados que se mudem, né?
As regras são boas quando criadas pelo grupo... mas...e os novos que vão chegando? Essas regras são imutáveis? dá pra ser assim na web? Acho que não, tb!
O negócio é liberar geral! :)