Considero que a educação a distância só vai ser efetiva quando for significante aos que nela se inserem. Sendo assim, acredito que a educação (em qualquer de suas formas) não se basta em transmissão. Devemos levar em conta a implicação, interesses comuns, os aspectos inter-relacionais do espaço simbólico, o agrupamento em torno de objetivos, crenças e aspirações comuns.
Assim, indico a leitura do artigo "Comunidades virtuais eletrônicas: convergência da técnica com o social" de José Carlos Ribeiro. Ele não fala de educação a distância, mas nos aponta que os movimentos que envolvem agregações sociais na web devem levar em conta a construção de um projeto comum como elemento agregador e potencializador das dinâmicas sociais constituídas nestes espaços de convivialidade (pg7). Além de falar da convergência das possibilidades técnicas com aspectos sociais, Ribeiro também aponta a questão do poder e controle dentro deste espaços, de alterações nas relações sociais estabelecidas ali, a imprevisibilidade que caracteriza a reconstituição contínua, a transformação da apropriação técnica do social e a influência recíproca entre os aspectos técnicos e os fatores sociais.
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Há 9 meses
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