segunda-feira, setembro 22, 2008

Web currículo no second life: palestra de Marco Silva

Hoje e amanhã acontece o I SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO – Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Você pode conferir mais detalhes na página do evento e no blog.
Hoje eu só consegui participar de uma das palestras, mas foi em grande estilo: Currículo e docência online, com Marco Silva (UES, UERJ). Eu e uma galerinha já conhecida participamos de dentro do Second Life, na ilha Ricesu.



É interessante que sempre que esse tipo de situação acontece (várias pessoas que se encontram no sl p ver uma palestra q acontece presencialemente), vemos algumas coisas interessantes:
- se estabelece um universo paralelo ao presencial, pois enquanto víamos a palestra, todos os presentes no sl comentavam sobre aspectos que interessavam e teciam uma rede que, por horas era paralela e por outras se entrelaçava com a palestra presencial. Imagine se faríamos isso se estivéssemos dentro do auditório! Nota-se que ali cada um comenta livremente o que acha interessante, outros apresentam outros links, enriquecem com outros aspectos, questiona, critica... Isso acaba fazendo com que estas pessoas se aproximem pelos interesses comuns (todos os que estavam ali se interessavam por web currículo), expandindo suas redes sociais.

note que em certa hora discitíamos até com o palestrante! Marco é esse que está perto do centro (a esquerda), teclando, de camisa cinza.


acompanhávamos o vídeo pela transmissão do evento e ouvíamos o audio (q era até melhor q da própria transmissao em vídeo), além de conversar com os outros. eu estava o tempo todo com as duas janelinhas abertas



- no final do evento nós acabamos aparecendo no telão do evento. Pena, fiz uma captura de tela mas não funcionou. Mas foi muito interessante: nos foi dada uma oportunidade privilegiada de, depois de nossas discussões internas, perguntar ou comentar com os palestrantes ou mesmo com os outros participantes que estavam no auditório do evento.
O palestrante tb tirou foto de todos que estavam no second life e colocou no blog do evento. Na verdade no momento da palestra quem estava conosco era o avatar de Marco, "pilotado" por outra pessoa, que recebia quem chegava e instigava as discussões que emergiam. Muitos se deram conta disso só algum tempo depois. Nessas condições, interagíamos com Marco?


Porém, disso tudo que vivenciamos hoje, o que mais me chamou a atenção foi um pedacinho da conversa que eu extraí e apresento abaixo:

[13:55] marconi Sorbet: acho que estamos usando o espaço do tuca arena de um modo muito interessante
[13:55] marconi Sorbet: é uma verdadeira arena agora pela primeira vez
[13:55] marconi Sorbet: ou pelo menos como não se via desde a grécia antiga
[13:55] Grace Sigal: é mesmo
[13:56] You: como esse espaço era usado das outras vezes?
[13:56] Violet Ladybird: hehehehe
[13:56] You have offered friendship to Grace Sigal
[13:56] marconi Sorbet: normalmente o ator fica no centro do palco
[13:56] Grace Sigal is Online
[13:56] marconi Sorbet: e o público não interfere
[13:56] You: fazendo exatemente o que marco está criticando hehe
[13:56] marconi Sorbet: isso mesmo
[13:56] Grace Sigal: hahahahah
[13:56] You: alunos sentados escutando até na segunda vida
[13:56] Violet Ladybird: hehehehe
[13:56] You: se na primeira já nao fosse chato o suficiente...
[13:56] Genesis Waydelich: fantastico
[13:57] Grace Sigal: eh mesmo
[13:57] You: chatice 3D
[13:57] Grace Sigal: mas esse eh um espaço para interacao, nao é mesmo?
[13:57] marconi Sorbet: o mundo plástico é aquele em que estamos
[13:57] marconi Sorbet: em que o aluno manipula a mensagem
[13:57] You: acho q a questao nao é nem ser chato ou nao, mas anular as potencialidades do espaço
[13:58] zappas Romano: obrigado
[13:58] Violet Ladybird: Infeliamente esse'ainda é o modelod das nossas palestras


No momento Marco Silva falava que de nada adianta usarmos os espaços web e as tecnologias apenas como uma interface...
Foi então que eu notei que a minha angústia (será o sl só mais do mesmo?) não é apenas uma preocupação minha, mas é uma extensão de todas as nossas preocupações com a educação online como um todo: o que viemos fazendo com nossos espaços de educação online? qual é a função da figura do professor? como deve ser desempenhado o papel da instituição de ensino? através de quais espaços (ou a gestão dos espaços) e através de qual currículo?
É a partir deste momento que minha angústia deseperada começa a ganhar alentos de inquietação para a pesquisa!

Nenhum comentário: