quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Relatório aponta tendências tecnológicas na educação

Foi lançado mais um relatório do Horizon Project, que, através do diálogo entre educadores, que analisam pesquisas, artigos e sites, apontam tendências tecnológicas na educação. Este já é o sexto relatório publicado (veja as edições de 2004 a 2008 no site)

O relatório de 2009, sob licença Creative Commons, ao longo das 36 páginas, apresenta tecnologias que, segundo eles, serão "adotadas" na educação entre um ano ou menos (tecnologias móveis e nuvens computacionais), dois ou três anos (geo-taggin - tudo conectado e localizado; personal web - a web como plataforma e de cada um) e quatro ou cinco anos (Aplicações web semânticas - o que, segundo eles, seria feito pelas máquinas inteligentes; Objetos inteligentes/smarts - internet nas coisas, coisas que "sabem" sobre si)

Cada uma das duas tecnologias de cada um dos três tópicos é abordada em uma visão geral; relevância para o ensino, aprendizagem, pesquisa e expressões criativas; exemplos; e leituras adicionais.

Em breve disponibilizarei uma resenha mais completa sobre a obra

Johnson, L., Levine, A., & Smith, R. (2009). The 2009 Horizon Report. Austin, Texas: The New Media Consortium. ISBN 978-0-9765087-1-7. Disponível em <http://www.nmc.org/pdf/2009-Horizon-Report.pdf>.

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