terça-feira, julho 12, 2005

A questão da técnica III

Ambientes web onde acontece reflexão entre professores: relações que vão além da técnica
-ambientes que não foram criados para isso: ressignificação
-é só ferramenta
- agir/ler o mundo -especificidades dos ambientes que “moldam” a reflexão

1. Formação de professores construída historicamente da relação dos sujeitos com o mundo, e que, de tempos para cá, as relações com as técnicas tem se estruturado, mostrando novas demandas e possibilidads 2. A reflexão entre professores é, em parte, “moldada” pelas possibilidades impostas pela técnica de ambientes que não foram criados para isso (ressignificação): os ambientes geram uma forma de ler e agir sobre o mundo.
3. A reflexão entre professores vai além da técnica, sendo relações humanas que vão se estabelecendo de uma maneira específica. Sendo assim, o espaço web é técnica, mas a refexão entre professores que acontece ali vai além disso, dependendo dos interesses dos indivíduos que ali se relacionam e se forma Para além da técnica: espaço web como um dos condicionantes da reflexão entre professores, um entre outros.
Conclusão - A estrutura dos ambientes determina parte da reflexão entre professores, mas ela vai além disso, sendo ressignificado por pessoas e fazendo emergir novas possibilidades de formação e relacionamento. ?É a capacidade humana de ressignificar as técnicas que gera seu desenvolvimento? Se for assim, é as técnicas que melhoram a vida das pessoas, ou as vivências das pessoas que propulsionam o desenvolvimento das técnicas? Desenvolvimento das técnicas ou dos homens (?será que podemos dizer que os homens evoluem por já nascerem na sociedade com tal desenvolvimento da técnica e tecnologia? Será que podemos dizer que máquinas evoluem ao acréscimo/remodelagem de pensamento humano?)?

Nenhum comentário: