quinta-feira, julho 16, 2009

Valente - Web 2.0 e Second Life na Educação




Hoje eu participei da palestra do professor Carlos Valente, também autor do livro homônimo. Esta foi a segunda palestra de uma série... então teve coisas que foram comentadas que eu não sei ao certo o que é, como a "avaliação 360º" (???)
Valente começou falando sobre blogs, ou da utilização deles por professores. Uma pena que os professores foram tratados como seres totalmente apartados de tudo o que vem acontecendo na web, devendo incumbir aos alunos que já mantem blog ("alunos 2.0") fazer o "relato" de suas aulas e, solicitar que os outros então comentem neste blog. Poxa, temos dinâmicas tão mais interessantes desenvolvias por tantos professores!
Também me pareceu que a educação foi tratada como um setor do mercado que oferece serviços, alunos são clientes, e que cursos bons são os que tem boa valorização na bolsa de valores. E-learning também foi tratado como uma "ead 3.0": mas e-learning não é aquele conceito já utilizado a tanto tempo, em que estratégias presenciais e online se mesclam em um projeto de educação como um todo?
Outra coisa que me deixou um pouco desejosa foi quanto a abordagem do Second Life. Eu até mandei uma pergunta (que tinha uma primeira parte falando sobre blogs e uma pergunta sobre second life) mas o mediador deve ter achado ela longa demais (ou complexa, falando de coisas que será que ele conhece?) e resolveu ignorar a pergunta.
Bom, se você ficou curioso, pode ver a palestra no link abaixo

2ª VIDEOCONFERÊNCIA de APLICAÇÕES de NOVAS TECNOLOGIAS na EDUCAÇÃO from CARLOS VALENTE on Vimeo.

Um comentário:

Prof. VALENTE disse...

Sinceramente agradeço pela discussão da minha VIDEOCONFERENCIA !! Muito obrigado ...

Deixo somente tentar explicar um pouco do que aconteceu. Infelizmente, devido ao congestionamento de linha (mais de 300 pessoas no ar !!), a parte inicial que falei dos BLOGS foi exluída.
Tenho certeza que temos no Brasil mais experiências interessantes usando do BLOG. E até apreciaria conhecer mais do que vocês elucidaram em sua DISSERTAÇÃO ...
Acho que não ficou claro que e-learning foi tratado como EaD 2.0, e o EaD 3.0 seria o motivo da minha tese de Doutorado.
Infelizmente, foram tantas perguntas simultâneas, que o nosso mediador não teve condições de atender a todas.
Mas, ao recebermos as questões que foram colocadas no CHAT, tentaremos fazer um resumo com as principais respostas num POST, ou uma série deles.

E estejam a vontade de participar em nosso BLOG ( www.novainter.net ) para continuarmos nessa reflexão ...

Um VALENTE abraco,
Prof. Carlos VALENTE
http://blog.novainter.net