terça-feira, maio 15, 2012
Convite para lançamento de livro
domingo, agosto 14, 2011
novos olhares para a formação e prática docente em relação às tecnologias da informação e comunicação
Nos últimos dias, após um ano do curso de Especialização Tecnologia e Novas Educações (Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia), cinco orientandas minhas apresentaram suas monografias. Foram momentos muito especiais para estas meninas igualmente especiais, ao mesmo tempo que um momento de grande orgulho para mim!
Cada uma em seu contexto de prática docente, investigaram aspectos das tecnologias da informação e comunicação em seu fazer docente, seja investigando como os professores se apropriam delas, como elas se fazem presente em sua formação e espaço de atuação, ou mesmo como tem explorado suas potencialidades (como no caso dos blogs). Todas partiram de situações problemáticas encontradas em sua prática cotidiana, imergindo inquietamente em busca de subsídios para melhor compreensão do tema, ao mesmo tempo que buscavam um aporte teórico sustentável, tecendo análises muito pertinentes. A pesquisa qualitativa deu aporte metodológico e epistemológico, sendo a Análise Textual Discursiva premente na maioria dos trabalhos (em outro post devo falar mais sobre isso).
Este esforço analítico da realidade também levou a um repensar da própria realidade, num movimento reconstrutivo. As ideias, prenhas de sentido, assim como o parto, por vezes geraram processos dolorosos, de questionamentos de certezas, de descontrução de verdades construídas, do olhar sensível e aberto ao novo, da busca da compreensão da realidade não tomando o espelho como única verdade.
Com isso, os trabalhos destacaram aspectos importantes da formação de professores e da prática docente em relação às tecnologias. Ao mesmo tempo que alguns aspectos dos resultados se apresentaram de maneira bastante incisiva, outros questionamentos emergiram:
- a formação inicial dos professores não dá conta da prática docente com as tecnologias.
- talvez mais importante do que pensar que é necessário inserir mais disciplinas obrigatórias com este escopo nas licenciaturas, seja trabalhar com uma concepção de que, como o conhecimento não é algo acabado, a formação dos sujeitos também não o é, preparando o docente para a pesquisa, para o novo, para a reflexão.
- é importante que os diversos setores da sociedade reconheçam os espaços por onde transitamos como espaços de formação. Assim sendo, a escola é um importante espaço de formação ao próprio professor, que deixa de ocupar o lugar de detentor absoluto do saber.
- para isso, é necessário prever (nos documentos, inclusive) espaços e estatégias de diálogo, de interlocução, de emersão de novas práticas. Neste contexto, os maiores entraves parecem não estar propriamente nas tecnologias: como é possível utilizar o momento de AC efetivamente como planejamento, diálogo e avaliação, se este tempo é totalmente tomado pelas burocracias e papeladas que o professor deve preencher? Como pensar em um olhar mais atento e direcionado às necessidades dos educandos, se o professor tem turmas imensas, em salas inadequadas? Como o professor pode desencadear um processo reflexivo se ele mal tem tempo de comer entre a correria entre uma turma e outra, entre uma escola e outra? Como pensar em novas educações se parece ser uma premissa da educação que esta pode acontecer em qualquer lugar, sem qualquer preocupação com a infraestrutura das escolas? Será o professor, sozinho, o responsável por estas transformações e superações?
- no processo de educar, faz-se urgente chamar para dentro da escola todos os agentes envolvidos no processo, principalmente pais e comunidade. Alguns assuntos precisam ser discutidos francamente entre professores e com os demais agentes, como, por exemplo, a presença das crianças na internet. Não é justo reprimir um professor que coloca seus alunos como co-autores em um blog, alegando que as crianças estão expostas na web... por outro lado, esta é uma responsabilidade gigante!
- não podemos esperar que as escolas tenham todas as condições do mundo para começarmos a pensar em práticas coerentes com o contexto contemporâneo, onde as tecnologias estão imersas. Por outro lado, devemos lutar por boas condições infraestruturais, o que envolve a atuação dos diversos sujeitos envolvidos. Isso começa com o professor que desencaixota o computador; passa pelo gestor, que deve pensar junto com os professores as formas de uso dos espaços da escola, além de abrir espaço para novas demandas; passa também pela comunidade, que também é dona disso tudo; passa muito fortemente pelo setor público, que precisa urgentemente olhar com carinho e responsabilidade para nossas escolas.
Enfim, foram cinco monografias que desvelaram aspectos intrínsecos à formação e prática docente em relação às tecnologias da informação e comunicação, ao mesmo tempo que apontam questionamentos e a necessidade de repensarmos aspectos vigentes. Enfim, são trabalhos que valem a leitura!
Aproveito para dar os parabéns à estas "meninas" guerreiras que, mesmo fazendo parte deste contexto tão problemático descrito (e talvez até por isso...), com todas as inqueitações inerentes ao ser humano, conseguiram superar as dificuldades e apresentar estes resultados muito bons. Aproveito também para agadecer às professoras das bancas (Salete Cordeiro, Joseilda 'Sule' Sampaio e Marildes Caldeira), pelas leituras atentas e pelas gentis considerações em busca da melhoria dos trabalhos.
Em breve pretendo divulgar o link onde cada um poderá acessar o arquivo das monografias, mas por enquanto seguem os títulos das mesas:
- Apropriação das tecnologias da informação e comunicação no fazer docente, por Carla Claudia de Santana Santana
- A escola como espaço de formação continuada de professores: equacionando as demandas formativas em tecnologias da informação e comunicação, por Fátima Falci Ferreira
- O educador e a formação continuada em serviço: formando-se para o uso das tecnologias da informação e comunicação, por Lusiane Carvalho da Silva
- Necessidades formativas dos professores e sua relação ao uso das TIC: um estudo de caso com professores de uma escola municipal de Salvador/BA, por Manuela Santana dos Santos
- Blogs: fomento à produção textual em salas de aula do ensino fundamental, por Patrícia Michele Muniz Vilas Boas
Espero que, mais do que o fim de mais um ciclo da vida, este momento seja o reinício de tantos outros, tão mais promissores!
quarta-feira, dezembro 01, 2010
ética em pesquisa é tema de evento
Mini Curso "Ética em Pesquisa Humanas e Saúde"
http://www.fapesb.ba.gov.br/?event=30
Dias 06 e 07 de dezembro de 2010.08.00 – 12h 14h-18h
Auditório do CRH, Campus São Lázaro UFBA
Inscrições Gratuitas no Local
Informações Tel. 71 3283.6446
Realização PPG Ciências Sociais UFBA
Apoio CRH SESAB Editora UFBA
quarta-feira, outubro 06, 2010
a colaboração faz coisas surpreendentes!
Participarão do evento convidados que vem desenvolvendo trabalhos interessantes sobre a temática, como Sérgio Amadeu da Silveira, Sérgio Amaral, Alexandre Oliva, Gilberto Monte, Andre Stangl, Cláudio Manoel Duarte, Lúciano Matos, Mário Sartorello, além de Nelson De Luca Pretto, que coordena o evento.
Já estão sendo produzidos e veiculados programas de rádio e tv, que podem ser vistos na página do evento(www.eticahacker.faced.ufba.br), além da TVE, da Rádio Educadora e da RádioFacedWeb. Presencialmente, o evento acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, na Faculdade de Educação da UFBA, mas também será transmitido, reverberando para além do espaço e do tempo do aqui e agora.
Vale a pena conferir!

segunda-feira, maio 31, 2010
Educação do campo - biblioteca virtual
Educação do campo - biblioteca virtual
Biblioteca organizada pelo professor ELIAS CANUTO BRANDÃO, para contribuir com pesquisas sobre EDUCAÇÃO DO CAMPO: assentamentos, escolas itinerantes, povos da floresta, quilombolas, faxinalenses, indígenas, escolas rurais, seringueiros...
Peninha, mas acompanhar é difícil, pois as entradas novas são integradas no texto antigo... as referências são organizadas em ordem alfabética, em uma únca postada, atualizada a cada vez que o autor encontra uma referência nova, quando a insere entre as antigas... hum, fiquei pensando o que poderia ser usado para melhorar isso...
buscar também poderia ser facilitado se fossem usadas tags
para os que estão na academia, seria interessante ter mais elementos da referência (como o local e editora de publicação, ou evento, e ano)
mas a lista é muito interessante!
vale a pena dar uma olhadinha e contribuir!
terça-feira, maio 25, 2010
divulgando - redes sociais na internet, com Marcelo Branco
O evento será no Pavilhão de aulas da Federação, PAF 3(UFBA), nesta quinta-feira, 26 de maio, às 09 horas
Twitter de Marcelo Branco: http://twitter. com/marcelobranco
Blog do Marcelo Branco: http://softwarelivr e.org/branco
O que: Mesa Redonda com Marcelo Branco sobre Redes Sociais na Internet
Quando: Quarta-Feira, dia 26 de Maio.
Onde: Auditório do PAF 3
Que Horas: 9h
quarta-feira, fevereiro 17, 2010
divulguando - VI Seminário Jogos eletrônicos: narrativas, aprendizagem e desenvolvimento – construindo novas trilhas
VI Seminário
Jogos eletrônicos: narrativas, aprendizagem e desenvolvimento – construindo novas trilhas
Período: 06 e 07/05/10
Local: UNEB - Salvador
Cronograma
Data máxima para encaminhamento dos Trabalhos: 15/03/10.
Notificação de aceitação: A partir de 16/04/10
terça-feira, dezembro 08, 2009
Gestão na era do blog
Pois bem, hoje, mais ou menos sem querer, encontrei o artigo, Gestão na era do blog, publicado na Revista Escola Pública (11/2008). Apesar de o meu foco nunca ter sido especificamente o blog apropriado por gestores, Aline fez uma leitura dos materiais disponíveis e sacou o que teria de útil para contribuir na discussão. A matéria é um belo percurso entre espaços e falas de pessoas que trabalham com blogs. Ficou interessante...
terça-feira, julho 21, 2009
você tem livre expressão no seu blog?
Eu sou uma ferrenha incentivadora para que as pessoas usem o blog, manifestem-se, analisem criticamente os fatos do dia-a-dia. Enquanto isso, outros querem mais é que as pessoas se calem e aceitem passivamente as falcatruas do poder público.
Vejam o que aconteceu com o Blog do Cássio. Cássio Augusto é um jovem que comentava coisas da vida e do mundo, com poesias, críticas políticas, futebol, aspectos de outros países, obras de Brecht... comentava, inclusive, sobre o que a aministração pública de Londrina, cidade onde mora, faz, e, claro, expressando sua opinião sobre isso. Parece fantástico não?!??
Pois a administração pública do local não gostou da idéia. Registraram um boletim de ocorrência contra o rapaz, atestando calúnia. Teve então uma "audiência conciliatória", quando propuseram algumas alternativas ao rapaz (como se a constituição não nos desse o direito de expressar nossas opiniões...). Dentre as alternativas sugeriram que ele descontinuasse seu blog e, não aceitando este disparate, agora ele deveria submeter seus posts a "aprovação" ou não do Secretário Municipal, o tal gestor que moveu a ação, e que este poderia ter "direito de resposta" (será que ele não viu que os posts tem comentários??)
E o que mais me impressionou foi que nos comentários de apoio, vários outros blogueiros relataram ser alvo de censura política!
Lamentável, eu achava que já tínhamos superado isso...
domingo, julho 19, 2009
chamada de artigos: linguagens, educação e sociedade
Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Chamada de artigos
O Conselho Editorial da Revista “Linguagens, Educação e Sociedade”, veículo de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, receberá até o dia:
- 30/04/2009 colaborações que versem sobre “Políticas Educacionais, Diversidade Cultural e Violência na Escola”- (edição de jan./jun. 2009);
- 30/07/2009 colaborações que versem sobre “Saberes Docentes, Novas Linguagens na Educação e o Currículo” – (edição de jul./dez. 2009).
TCC sobre os cursos do Sebrae no Second Life

quinta-feira, julho 16, 2009
“ Construindo a ciência: elaboração crítica de projetos de pesquisa”
domingo, julho 12, 2009
Software Livre, Cultura Hacker e Ecossistema da Colaboração
Começa com aquela citação já bem conhecida, mas que traduz bem a idéia de que conhecimentos compartilhados aumentam o repertório coletivo:
Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã, e nós trocamos as maçãs, então você e eu ainda teremos uma maçã. Mas se você tem uma idéia e eu tenho uma idéia, e nós trocamos essas idéias, então cada um de nós terá duas idéias(o que explica a capa do livro)
George Bernard Shaw
Ao longo das 272 páginas do livro os leitores encontram textos que desenvolvem temáticas como: a gênese dos fenômenos dos softwares livres, as dinâmicas de algumas comunidades que desenvolvem softwares livres, produção colaborativa, política e linguagem nos debates sobre software livre, como as tecnologias aparecem nas obras de Álvaro Pinto e Paulo Freire, cultura hacker e propriedade imaterial.
O livro Software Livre, Cultura Hacker e Ecossistema da Colaboração pode ser encontrado no site
Vamos ver se daqui a alguns dias eu posto uma resenha mais "recheada"...
quarta-feira, abril 01, 2009
Para entender a Internet
Para entender a Internet [livro em pdf aqui]
Eu já tinha visto esse livro em algum lugar, mas agora, pela indicação da Raquel, estartou algumas coisinhas...
O livro, além de trazer conceitos interessantíssimos, está inserido em uma proposta muito bacana: tudo que vem nesta versão estática do livro (porém beta) serve para que os leitores interfiram em tudo o que está ali, através do site, comentando, divulgando e remixando...
Bom, entrando na proposta, vou ajudar a "viralizar" a idéia e prometo que, em breve, trago novos posts sobre o assunto.
divulgando... III Encontro Nordestino de Software Livre e IV Festival de Software Livre da Bahia
É fundamental que, quem puder, participe: são boas discussões para renovar nossas práticas!
sexta-feira, janeiro 09, 2009
XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação/Workshop de Informática na Escola
O XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) será realizado na cidade de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, de 21 a 24 de julho de 2009.
O Workshop de Informática na Escola (WIE), em sua décima quinta edição, é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação, como um dos eventos do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação, tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais de aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Escolas.
O tema do XV WIE é Educação na Era da Internet - Contribuições das Redes Sociais para a promoção da Aprendizagem. Busca-se que os trabalhos a serem submetidos, relacionem-se em algum grau com o uso das TICs na escola, e abordem perspectivas inovadoras do ponto de vista educacional e ou tecnológico.
Trabalhos
Toda e qualquer proposta para o WIE 2009 deverá ser submetida apenas em formato eletrônico, por meio do sistema JEMS, através do seguinte endereço eletrônico: https://submissoes.sbc.org.br/wie2009.
Datas Importantes
- 31/03/2009 - Data limite para submissão de trabalhos
- 02/05/2009 - Notificação de aceitação de trabalhos
- 18/05/2009 - Data limite para envio das versões finais






